Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Coliseu do Porto recebeu o festival de tunas

XXI FITU “Cidade do Porto”

Decorreu no passado fim-de-semana, o XXI Festival Internacional de Tunas Universitárias “Cidade do Porto”, tendo como local de realização o coliseu da invicta.

> Bruno Fernandes

Foram duas noites com imenso público e ambiente académico, onde os espectadores puderam assistir à actuação de várias tunas. A concurso esteve a Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto, a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, a Tuna Universitária do Minho, a Tuna Universitária de Aveiro, a Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, a Tuna Académica de Lisboa e a Tuna Universitária de la Universidad Catolica de Colombia (única tuna estrangeira presente). Este festival foi apresentado pelos Jograis do Orfeão e contou ainda com a participação extra concurso, da Tuna Universitária do Porto, da Tuna Veterana do Porto e da Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto.
De realçar, durante estas duas noites, para além da boa assistência nas bancadas, as boas prestações da tuna colombiana, ao bom estilo latino, da tuna do Minho com a brilhante actuação do seu solista em músicas mundialmente conhecidas como “Nessun Dorma” ou “Funiculli, Funiculla” e ainda da tuna aveirense que cantou músicas de um seu conterrâneo (Zeca Afonso).
Para Miguel Oliveira, estudante do ISMAI “estes eventos são importantes para o convívio de toda a academia portuense e para a interacção com estudantes de outras universidades”, quanto a Lucinda Abreu, uma das vendedoras “é sempre bonito assistir às tradições universitárias sem esquecer que os estudantes são o Portugal de amanhã”.
Quanto ao mais importante, os prémios, foram distribuídos do seguinte modo: melhor composição musical – Tuna Académica de Lisboa; melhor solista – Tuna Universitária de Aveiro; melhor estandarte – Tuna de Engenharia da Universidade do Porto; melhor pandeireta – Tuna Universitaria de la Universidad Catolica de Colombia; prémio Canal UP para melhor tuna – Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto; terceira melhor tuna para os júris do FITU – Tuna Universitária de Aveiro; segunda melhor tuna – Tuna Académica de Lisboa e o grande vencedor do XXI FITU “Cidade do Porto” – Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico.
Concluído este festival, de enorme sucesso na cidade do Porto, há ainda muitas festividades antes dos estudantes voltarem “aos livros”.


O Coliseu do Porto recebeu o festival de tunas
O Coliseu do Porto recebeu o festival de tunas


Data de publicação: 2007-10-23 00:34:15
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior