Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A construçaõ de um Complexo Desportivo em Belmonte parece não ter início

Complexo Desportivo de Belmonte não sai do papel

É uma obra esperada há anos, em Belmonte, mas que parece não querer sair do papel. O novo Complexo Desportivo voltou a ser falado na última Assembleia Municipal, onde o autarca Amândio Melo explicou que este projecto ainda não tem cobertura financeira

> Notícias da Covilhã

Já teve diversas datas. Desde 2001 que vários prazos para o início das obras do futuro Complexo Desportivo de Belmonte têm sido apontados, mas até agora, nada. A última garantia deixada pela autarquia era de que, até final do ano, as obras arrancavam. Mas pelos vistos, é possível que não seja assim.
É que, instado pelo presidente da Junta de Freguesia local, António Manuel Rodrigues, a apontar prazos para o começo da obra, o autarca belmontense, Amândio Melo, na última Assembleia Municipal, não se comprometeu com datas e adiantou que, o Complexo, ainda não tem cobertura financeira para ser uma realidade. Um dos motivos que tem feito com que o novo recinto desportivo não surja na vila.
A história do Complexo Desportivo de Belmonte é já longa, conturbada e tem sofrido mais recuos que avanços. Em 2004, o projecto de execução já estava pronto, o concurso público tinha sido lançado e a autarquia apontava para o primeiro trimestre desse ano para avançar com a obra. Só que depois, a Câmara reformulou o projecto, pois o anterior contemplava, segundo Amândio Melo, “mais infra-estruturas que as necessárias para a nossa realidade”. Assim, em vez de dois campos, um de relva e outro pelado, para treinos, a Câmara optou apenas por um, de relva sintética, reduzindo os custos do projecto. Também a localização do mesmo mudou nessa altura, pelo que em vez de surgir numa das margens do Zêzere, o Complexo mudou-se para junto à variante da vila. Três anos volvidos, continua a ser uma miragem.
António Manuel Rodrigues diz “querer continuar a acreditar” que a obra vai nascer, até porque, salienta, os jovens das camadas de formação da União Desportiva de Belmonte jogam, segundo ele, no “pior campo do distrito”, referindo-se ao actual campo, junto à Escola de Música. Isto apesar de o clube, segundo o autarca, desenvolver um trabalho muito meritório no que toca à formação.
Só que, de acordo com Amândio Melo, existem duas razões para a infra-estrutura não avançar: a falta de dinheiro e um documento, entregue pela União Desportiva de Belmonte, onde esta assuma o compromisso de ocupar o novo recinto e abandonar o actual campo de jogos. O presidente da Câmara de Belmonte, Amândio Melo, no que toca às verbas para o Complexo, diz ter agendada uma reunião com o Instituto Português do Desporto, de modo a que algum dinheiro seja desbloqueado para que a obra possa, por fim, arrancar.


A construçaõ de um Complexo Desportivo em Belmonte parece não ter início
A construçaõ de um Complexo Desportivo em Belmonte parece não ter início


Data de publicação: 2007-10-23 00:39:58
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior