Voltar à Página da edicao n. 403 de 2007-10-23
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Moliére esteve em cena no Teatro das Beiras

Última representação de “Molière”

“Molière” é o nome da comédia biográfica de Carlo Goldoni que esteve em cena no Teatro das Beiras e culminou com a apresentação ocorrida no passado dia 21 de Outubro. Uma obra que mistura temas do “Tartufo” com os amores de Molière e Bejart.

> Vânia Rodrigues

Esta sátira conta a vida de Molière numa fase sua de denúncia e crítica dos que se aproveitavam do poder que tinham para manipular os mais fracos. “Tartufo” era o nome desta obra, que tinha como objectivo atacar os devotos e a burguesia. Molière fez tudo para que a peça fosse aceite pelo rei e, posteriormente, apresentada ao público. Para impedir a concretização deste objectivo, surge a personagem Pirlone, um hipócrita que revela a Bejart, a mulher de Molière, que este ama a sua filha. Surge assim a instabilidade na casa e na vida do encenador, que quase impede a tão ansiada apresentação do seu trabalho.
Um enredo complexo e subjectivo, onde Galdoni expressa a sua grande admiração por Moliére, que foi escritor, actor e encenador, homenageando-o e transpondo para esta peça todas as suas genialidades e defeitos.
Moliére interpretava muitas das personagens que criou, como sucedeu no caso de “Tartufo”, fazendo-o sempre com uma veia cómica e irónica bastante marcada. A sua obra, que compreende mais de trinta peças de teatro, revela um observador da sociedade apurado e um escritor que escolhe, para cada uma das suas personagens, a linguagem e os gestos mais ajustados ao seu carácter.
Com encenação de Gil Salgueiro Nave, esta peça de Carlo Goldoni é a 70ª produção do Teatro das Beiras, tendo sido estreada a 29 de Setembro de 2007, no Acto Seguinte do Festival de Teatro da Guarda, fechando o festival. Depois disso, a 4 de Outubro foi até Idanha-a-Nova, regressando ao Teatro das Beiras no mês de Outubro.
Segundo os organizadores, a adesão do público foi satisfatória, e as opiniões manifestadas em relação à peça foram bastante positivas.
A 26 de Outubro o espectáculo parte novamente em digressão para Bragança, a 27 está no Porto, a 10 de Novembro na Sertã, a 28 de Novembro em Portalegre, a 7 de Dezembro no Seixal, e a 15 do mesmo mês em Castelo Branco.


Moliére esteve em cena no Teatro das Beiras
Moliére esteve em cena no Teatro das Beiras


Data de publicação: 2007-10-23 14:40:30
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior