Voltar à Página da edicao n. 411 de 2007-12-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Grande parte do guarda-roupa do espectáculo dos

Docente da UBI veste Xutos e Pontapés

No primeiro fim-de-semana de Dezembro, os Xutos e Pontapés assinalaram o vigésimo aniversário do mítico álbum “Circo de Feras”, com três concertos “esgotados” no Campo Pequeno. Todo o guarda-roupa da banda foi criado e produzido na UBI.

> Eduardo Alves

Há 20 anos, o aparecimento do álbum “Circo de Feras”, no mercado português, iria transformar para sempre o rumo dos Xutos e Pontapés. Duas décadas passadas sobre o lançamento desse mítico trabalho, os “Xutos” decidem assinar a data com um “Circo Rock’n’Roll”.
Nos dias 8 e 9 de Dezembro, os três espectáculos realizados no Campo Pequeno, em Lisboa, esgotaram. Três intervenções diferentes que contaram com a intervenção do grupo de percussão Wok e de um grupo de gospel, que deram uma voz diferente a canções como “A minha casinha”.
Mas a notícia, mais relacionada com a área musical, não estaria ligada à UBI sem Elsa Lima, docente do Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis. Elsa Lima trabalha no mundo dos espectáculos, mais precisamente na área do guarda-roupa e dos figurinos, “vai para dez anos”. Há cerca de dois meses foi convidada para “vestir os Xutos e Pontapés numa ocasião muito especial”. A docente da UBI ficou assim encarregue de criar o guarda-roupa de todos os cinco membros da banda e também de todos os figurinos que estiveram nos espectáculos do Campo Pequeno.
Elsa Lima explica que “este projecto surge na sequência dos meus contactos de trabalho e dessa relação que tenho mantido com o meio profissional”. A docente adianta que “estamos a falar de um espectáculo especial, que não era apenas mais um concerto, pois tratava-se da celebração dos 20 anos do álbum “Circo de Feras” e portanto este seria um evento especial”. Quando recebeu o convite para criar e produzir este guarda-roupa, “pensei logo que esta seria uma boa oportunidade para os alunos da UBI também ‘agarrarem’”. Isto porque “era um trabalho que lhes podia cair muito bem, trata-se de uma banda de rock, é um projecto de figurinos divertido, era aliciante e portanto remeti-lhes algum do trabalho”.
De entre os alunos que frequentam o curso de Design de Moda, Elsa Lima, confessa que “não houve tempo para uma selecção “com provas”. Até porque “o mercado de trabalho não nos permite perder tempo nesses aspectos”, adianta. Daí que a docente tenha escolhido duas alunas de mestrado, “que já conhecia relativamente bem e a quem reconheço potencial, e três alunos de licenciatura, que se mostraram muito empenhados em trabalhar no projecto”. Todos eles “desenharam peças e intervieram criativamente na concepção dos figurinos”.
O desenvolvimento do projecto foi uma proposta de desenho dos figurinos, e a partir dessa apresentação, “os alunos realizaram algumas peças de dificuldade média, cá na UBI, com o apoio do Departamento de Têxtil”. Elsa Lima acrescenta que foram desenvolvidas peças de roupa para os cinco membros da banda e também para os vários figurinos que entraram nos espectáculos. Peças essas que pertencem aos “Xutos” e que têm assinatura UBI.


Grande parte do guarda-roupa do espectáculo dos
Grande parte do guarda-roupa do espectáculo dos "Xutos" foi confeccionado na UBI


Data de publicação: 2007-12-11 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior