Voltar à Página da edicao n. 413 de 2007-12-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Presépio de Natal da paróquia de Torredeita

Natal em Torredeita, a alegria do reencontro

O Natal é a festa da família. Em Torredeita, apesar da falta de tradições, o encontro das famílias é sempre motivo para celebrar.

> Telma Azevedo

A pequena vila de Torredeita situa-se nos arredores da cidade de Viseu . Com cerca de 1500 habitantes, esta terra é fraca em tradições natalícias. Exceptuando as pequenas festas de Natal do lar de idosos e da escola primária, as iniciativas são escassas nesta freguesia viseense.No entanto, isto não  impede o regresso dos emigrantes à terra natal.
Sendo uma localidade do Interior, além de uma povoação pequena, Torredeita foi desde sempre uma terra de emigrantes. Lucinda Cardoso, 23 anos, está há dois emigrada em Inglaterra e considera que “é muito bom” estar de volta. “Passo o ano à espera disto, à espera de voltar e rever a minha família, os meus amigos” confessa. Após “tanto tempo é realmente emocionante” revela com um sorriso nos lábios.
Para os que em Torredeita, a felicidade do reencontro não é menor. Sofia Leal, 20 anos, já está habituada à ausência dos pais, emigrantes desde que era criança, porém confessa que é gratificante “ter a família reunida nesta época. Por mais anos que passem, a alegria é sempre a mesma” afirma. Lamenta apenas a falta de festividades alusivas à época, referindo que “quando era mais nova havia sempre uma ou outra festa” onde participavam todas as crianças da terra", celebrando o Natal em grupo. Torredeita não é uma terra natalícia. No entanto, para as famílias que se reúnem nesta quadra, isto não faz a menor diferença já que o que importa “é estarmos todos juntos” remata Sofia Leal.

 


Presépio de Natal da paróquia de Torredeita
Presépio de Natal da paróquia de Torredeita


Data de publicação: 2007-12-25 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior