Voltar à Página da edicao n. 416 de 2008-01-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O IPPAR está a preparar várias candidaturas para a criação de rotas do património

Rotas do património à “caça” de fundos comunitários

A direcção regional do IPPAR está a preparar candidaturas a apoios comunitários para a criação de rotas do património. Estão envolvidos no projecto, para além do distrito albicastrense, Guarda e Portalegre.

> Notícias da Covilhã

A direcção regional de Castelo Branco do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) está a preparar candidaturas a apoios comunitários para a criação de rotas do património. Quem o adianta à Lusa é José Afonso, director da estrutura.
Segundo aquele responsável, as candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) envolvem municípios e outras entidades dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Portalegre, que têm no terreno equipas responsáveis pela inventariação e pesquisa patrimonial. "Vamos candidatar 100 mil euros para desdobráveis, filmes e DVD sobre uma rota de arte rupestre e outra de património judaico", refere José Afonso.
A rota que vai ligar a arte rupestre do Côa com a que existe no Tejo, com várias estações arqueológicas intermédias, é considerada "a prioridade das prioridades".
"Outros 50 mil euros vão ser propostos para uma rota de pinturas murais de arte sacra", acrescenta. "Vamos ainda procurar outros fundos, como por exemplo, para a Rota da Lã, que já existe e está a ser coordenada pelo Museu de Lanifícios na Covilhã", sublinha José Afonso.
As candidaturas vão avançar ao longo deste ano, mas o director regional do IPPAR considera que devem ser complementadas com a criação de uma fundação. "Produz-se material de divulgação e depois? Depois, é preciso uma estrutura desburocratizada e ágil que junte os sectores público e privado, como a hotelaria, para dar vida à promoção e defesa do património", considera aquele responsável.
O director regional do IPPAR defende que a estrutura agregue municípios, instituições de Ensino Superior e empresas dos três distritos, "à semelhança das fundações que já existem em Espanha e no resto da Europa" e à qual a portuguesa "poderia ligar-se".


O IPPAR está a preparar várias candidaturas para a criação de rotas do património
O IPPAR está a preparar várias candidaturas para a criação de rotas do património


Data de publicação: 2008-01-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior