Voltar à Página da edicao n. 416 de 2008-01-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A UBI tem agora cinco personalidade exteriores na Assembleia Estatutária

Academia e Indústria na assembleia da UBI

São já conhecidas as cinco individualidades que a UBI convidou para integrarem a Assembleia Estatutária. Todos responderam positivamente ao desafio e passam agora a integrar o órgão que vai redigir os novos estatutos da instituição.

> Eduardo Alves

[Reitor da UBI apresenta personalidades da Assembleia Estatutária]

Já são conhecidas as cinco pessoas exteriores à UBI que vão integrar a Assembleia Estatutária, órgão que segundo as regras do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES) tem de redigir os novos estatutos da instituição até ao próximo dia 10 de Junho.Manuel José dos Santos Silva, reitor da instituição e presidente da Assembleia Estatutária adiantou ao Urbi o nome “das cinco pessoas agora coopadas”. Santos Silva frisou que a escolha deste grupo “foi unânime entre os 16 membros da UBI que integram esta assembleia”. Com a aceitação “imediata” dos cinco convidados, as reuniões de trabalho passam assim a contar com 21 pessoas.
A integrar o grupo está assim Júlio Fermoso García, ex-reitor da Universidade de Salamanca, “e uma figura que deu uma colaboração muito importante à UBI aquando do início da Faculdade de Ciências da Saúde; nomeadamente na própria implementação desta estrutura e que hoje desempenha um cargo muito ligado às empresas uma vez que é o presidente executivo da “Caja Duero”, um banco espanhol”, explica Santos Silva. Uma figura que tem uma vertente académica mas também empresarial. É doutorado em Medicina pela Universidade de Valladolid e professor catedrático também desta área.
Também Carlos Salema “que é actualmente o presidente do Instituto de Telecomunicações (IT), uma figura que tem a vertente não só académica, de professor, mas também de investigador ligados às telecomunicações e ao qual a UBI também está ligada, uma vez que temos um pólo do IT aqui na Covilhã”, explica o reitor. Carlos Salema doutorou-se em Engenharia Electrotécnica no Queen Mary College da Universidade de Londres, em 1972 e tem uma longa experiência de ensino na área de Sistemas de Telecomunicações.
António Simões Lopes “que foi reitor da Universidade Técnica de Lisboa e também presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) é outra das figuras que vai integrar a assembleia”, adianta Santos Silva. Simões Lopes é licenciado em Finanças pelo ISCEF/UTL e doutor em Economia pela Universidade de Oxford. É doutor honoris-causa pela Universidades de Kent (at Canterbury), Federal do Maranhão, Algarve e Coimbra.
Outro dos convidados foi o General Manuel Taveira Martins, “que foi Chefe de Estado Maior da Força Aérea (CEMFA) e que de alguma forma revolucionou um pouco a parte do ensino e da investigação no âmbito daquela força militar”, sublinha Santos Silva. Tem o curso de Aeronáutica, da Academia Militar e ocupou também o cargo de Comandante Logístico e Administrativo da Força Aérea.
Rui Brandão, é outra das personalidades que vai integrar este órgão. “É um dos responsáveis por alguns grupos de investigação de antigos alunos da UBI que trabalham actualmente na Siemens Portuguesa e que vem também de uma empresa”, reitera Santos Silva. Licenciado em Engenharia Electrotécnica, tem uma pós-graduação na Stanford University, da Califórnia, é director geral da Siemens Medical Solutions e presidente da Associação Nacional de Formação de Electrónica e Industrial e pertence à Comissão Executiva da Siemens Portuguesa.


A UBI tem agora cinco personalidade exteriores na Assembleia Estatutária
A UBI tem agora cinco personalidade exteriores na Assembleia Estatutária


Data de publicação: 2008-01-15 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior