Voltar à Página da edicao n. 416 de 2008-01-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

“Jogos de Poder”

> Fabio Pereira

Todos nós conhecemos minimamente as imagens arrepiantes dos massacres efectuados pelo “Exército Vermelho” contra o povo afegão durante a invasão do seu país. Todos nós sabemos do apoio secreto dado pela CIA aos Mujahideen para repelirem a invasão da Rússia comunista. Contudo, jamais se soube quem esteve por detrás do comando desse apoio, ou mesmo, do seu real fundamento. “Jogos de Poder” está aí para esclarecer todas as mentes necessitadas desse conhecimento, numa história que para além de cinematográfica é verídica.
Numa histórica tão incómoda como verídica vemos juntarem-se três de quadrantes distintos da sociedade norte-americana, que se unem para engendrarem aquela que seria a maior operação secreta da história. Um congressista, uma VIP de Houston e um agente da CIA tornaram-se os mentores do princípio do fim do império comunista. Para muitos pode ser estranho, ou mesmo absurdo, todavia, a verdade é aquela o realizador Mike Nichols transpõe para o grande ecrã com o filme “Jogos de Poder”.
Não encontramos divinização das personagens, nem qualquer tipo de deturpação da sua real essência, cada personagem do filme é, ou foi, aquilo que o filme retrata. Nem mais, nem menos, é simplesmente o que assistimos quando se vê o filme. Logo, não estaremos perante um absurdo “Rambo”, ou, um incoerente “007”.
Charlie Wilson (Tom Hanks) era um congressista solteiro do Texas, com uma atitude de bom vivã que encobria a sua astuta mente política, além do seu patriotismo e da compaixão pelas injustiças. Nos anos 80, com o avanço da invasão russa, essa vítima era o Afeganistão e o seu povo.
No enredo aparece também a bela e sensual Joanne Herring (Julia Roberts) a amiga e amante de longa data de Charlie Wilson. Abastada e uma fervorosa anticomunista, Joanne achava que os EUA iriam ficar impávidos e serenos a assistir à situação vivida no Afeganistão. Desta forma, persuade Charlie a oferecer aos Mujahideen aquilo que mais ninguém poderia garantir: fundos seguros e armas capazes de expulsar os sedentos soviéticos do Afeganistão.
Neste árduo empreendimento Charlie teve como incansável parceiro o agente da CIA, Gust Avrakotos, um “bulldog” operacional que trabalhava com os membros de sangue azul da “Ivy League”, desdenhosos dos seus talentos.
A união dele deu vida aquilo que todos apelidavam de impossível e de incoerente. Charlie, Joanne e Gust com muito esforço e dedicação conseguiram a aliança entre paquistaneses, israelitas, egípcios e legisladores. Naquela que é ainda hoje considerada como a maior operação secreta do mundo três simples pessoas conseguiram travar o monstro do “Exército Vermelho” e renegá-lo de novo ao seu espaço.
A verdade, é que durante os nove anos de ocupação do Afeganistão, o orçamento da CIA para este conflito disparou dos cinco milhões para os mil milhões de dólares anuais. Assim, “Jogos de Poder” é um filme que ao longo de 97 minutos retrata aquilo que para muitos parecia ser impossível de se vir a saber, e deixa bem gravado que por vezes não se podem fechar os olhos às injustiças.
Título: “Jogos de Poder”
Título Original: “Charlie Wilson’s War”
Realização: Mike Nichols
Elenco: Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman
Género: Drama/ Biográfico
País: EUA
Ano: 2007
Duração: 97mn.






Data de publicação: 2008-01-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior