Voltar à Página da edicao n. 421 de 2008-02-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O líder do Bloco de Esquerda falou sobre o estado da nação na Covilhã

Louçã fez diagnóstico a Portugal

O principal rosto do Bloco de Esquerda veio à Covilhã para falar sobre o problema da saúde e das mais recentes políticas do respectivo ministério. Contudo, Louçã depressa alargou a debate a diversas áreas e fez um retrato do Portugal contemporâneo.

> Eduardo Alves

O auditório da Biblioteca Municipal da Covilhã serviu de palco a um debate público sobre “A Saúde em Portugal”. Um evento promovido pela secção do Bloco de Esquerda na Covilhã e que contou com Francisco Louçã, como principal interveniente.
Nesta iniciativa, de sala cheia, o deputado da Assembleia da República e dirigente bloquista começou por traçar o diagnóstico a um País “com uma saúde bastante débil” e onde “tudo parece estar a saque”. Para o deputado, as mais recentes intenções do governo socialista, “não passam de formas encapotadas de privatizar um dos sectores vitais, o da saúde”. Louçã avançou com exemplos concretos e apresentou ao público aquilo que julga ser “provas mais evidentes destas intenções”. Segundo o que o Bloco de Esquerda tem vindo a apurar “em muitas das zonas onde são encerrados serviços de saúde do Estado, depressa surgem unidades hospitalares privadas”. Para Louçã, “esta é a mais evidente prova de que o sector está a ser dado aos grandes grupos económicos de mão beijada”. A banca e as construtoras são as áreas fundamentais de tal iniciativa, para os bloquistas. “De entre dez grandes hospitais que o Estado se preparava para construir em breve, quatro destes estão já a ser entregues a grupos de construção civil como a Teixeira Duarte”, adianta o deputado. Estruturas que “depois de construídas vão ser geridas durante várias décadas por estes mesmos grupos”.
Mas a intervenção do líder bloquista não se ficou pelo sector da saúde e depressa se estendeu à área das autarquias, da construção civil, da educação e outras. Nestes domínios, Louçã quis também acrescentar que “muito vai mal nas políticas deste governo que se diz socialista”. O líder do Bloco acabou por deixar como principal mensagem da noite “a importância de contrariar as propostas descabidas da actual maioria governativa”. Para o líder do Bloco, “é agora tempo de travar batalhas contra este tipo de políticas anti-democratas”, sublinou.


O líder do Bloco de Esquerda falou sobre o estado da nação na Covilhã
O líder do Bloco de Esquerda falou sobre o estado da nação na Covilhã


Data de publicação: 2008-02-19 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior