Voltar à Página da edicao n. 421 de 2008-02-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Fundão promove uma série de eventos culturais em torno da Quaresma

Tradições da Quaresma vividas no Fundão

A autarquia promove um Ciclo de Tradições da Quaresma, até 24 de Março, intitulado “Quadragésima”, que contempla várias linguagens artísticas que manifestam o sagrado.

> Notícias da Covilhã

Decorre até dia 24 deste mês, no concelho do Fundão, a “Quadragésima”, um Ciclo de Tradições da Quaresma promovido pela empresa Fundão Turismo e a autarquia local. Esta é, segundo a organização, uma iniciativa que convoca diversas linguagens artísticas que manifestam o sagrado e em que se promove a redescoberta do “fundo tradicional religioso do concelho”, composto por diversas vozes, sons, lugares, matérias e sentires, uns mais eruditos, outros mais populares.
Assim, a 1 de Março, na Igreja Matriz do Fundão, pelas 21 horas e 30, será apresentado um espectáculo de criação intitulado “Paixão de Cristo”, que resultará de uma residência artística orientada por Patrick Vignoli, elemento do grupo Tempus Fugit, oriundo da Córsega. Um trabalho que terá lugar entre 17 e 29 deste mês e que é dirigido aos membros de grupos de cantares informais.
No dia 17 de Março, também no mesmo local, à mesma hora, a obra “Miserere”, de Luís Cipriano, será ouvida. Um trabalho que resulta da recolha de cânticos da Quaresma feita pela autarquia, em que se junta música sacra e profana.
Para além destes dois espectáculos, em todo o concelho haverá manifestações associadas a este período, como o cantar dos Martírios, a encomendação das almas, as procissões, os penitentes, as vias-sacras e as ermidas. Uma das grandes novidades é a disponibilização de dois pacotes de visita ao concelho, nos dias 1 e 16 de Março, que incluem visitas guiadas a diversos pontos de interesse e provas de doces tradicionais.


O Fundão promove uma série de eventos culturais em torno da Quaresma
O Fundão promove uma série de eventos culturais em torno da Quaresma


Data de publicação: 2008-02-19 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior