Voltar à Página da edicao n. 421 de 2008-02-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os defensores do ambiente estão contra a solução dos túneis

Ambientalistas rejeitam túneis na Estrela

Os Amigos da Serra dizem que a solução túneis é a pior e puseram a circular uma petição “contra a destruição ambiental e económica” do Maciço Central.

> Notícias da Covilhã

Os Amigos da Serra da Estrela dizem que a construção de túneis são uma má ideia e consideram essa solução como a pior para a ligação da região a Coimbra, como tem sido defendida por alguns autarcas. Para esta associação ambientalista a terceira hipótese, com a estrada a passar na corda da serra, perto de Seia e Oliveira do Hospital, é a mais acertada.
A consulta pública para a avaliação ambiental terminou na passada semana, e os Amigos Serra da Estrela puseram uma petição a circular “Contra a Destruição Ambiental e Económica da Serra da Estrela Provocada com a Construção de Túneis”.
Os signatários apelam aos responsáveis pela decisão que tenham em conta os “riscos” inerentes à construção dos túneis em Manteigas para aceder ao outro lado da montanha. “É a solução que mais prejudica o ambiente, uma vez que pretende rasgar por completo as entranhas da Serra da Estrela”, alerta a petição, que defende a escolha da via que melhor satisfará as necessidades dos utentes e menos prejudique a natureza.
Na perspectiva de quem assinou a petição a construção dos túneis “é o pior cenário para o desenvolvimento sustentado de toda a região periférica à Serra da Estrela”. Para além disso, é sublinhado que se trata da possibilidade mais cara das três em estudo, com “custos ambientais e de construção incomportáveis”, assim como acontecerá com a “manutenção”, perspectiva-se.
De acordo com o abaixo-assinado, são “ilusórios os argumentos de quem defende uma portagem para os túneis, que nunca teriam tráfego que possibilitasse sequer o valor da sua manutenção, quanto mais da sua construção”.
Os subscritores do documento alegam ainda que “não se conhece quem, nem argumentos que privilegiem ou recomendem sustentadamente” os túneis.

> asestrela @ gmail . com em 2008-02-19 15:34:26
Exmos Senhores Em 28 de Janeiro, último, a ASE - Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela, enviou à Estradas de Portugal, S.A. a sua posição relativamente aos cenários rodoviários postos por esta entidade à discussão pública. Findo o prazo definido por aquela entidade (12 de Fevereiro), a ASE enviou uma nota de imprensa, em documento timbrado da ASE, que se fêz acompanhar do documento, na integra, por si enviado à Estradas de Portugal, S.A. Fomos agora surpreendidos, pela vossa notícia da circulação de uma petição on line, como se da nossa Associação se tratasse mas à qual é completamente alheia. As posições da nossa Associação estão muito bem explícitas no documento que é referido pelo que nem a petição nem as noticias que são transcritas no vosso jornal e site, são por ela subscritas e sobre as quais se distancia. Agradecendo que seja tida em boa nota o nosso comentário, apresentamos os melhores cumprimentos. José Maria Serra Saraiva Presidente da ASE P.S. Na eventualidade de não terem recebido na oportunidade a nossa posição, agradecemos que nos informem

> jr6200 @ hotmail . com em 2008-02-20 13:50:28
Gostaria de saber onde está a petição a favor dos túneis.


Os defensores do ambiente estão contra a solução dos túneis
Os defensores do ambiente estão contra a solução dos túneis


Data de publicação: 2008-02-19 00:06:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior