Voltar à Página da edicao n. 421 de 2008-02-19
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 

Fornos com tecnologia UBI

Está a decorrer na UBI um projecto que poderá revolucionar a industriados refractários e revestimentos de alta-temperatura, com o desenvolvimento/criação de um novo material refractário auto-escoante de alumina (óxido de alumínio) sem cimento, cujo pedido de patente já foi aceite.

> Eduardo Alves

Este projecto está a ser desenvolvido desde 1999, pelo professor do Departamento de Engenharia Electromecânica, Abílio Silva, desde a sua tese de doutoramento e que agora continua, financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia.
A indústria utiliza habitualmente materiais refractários em fornos (siderurgia, fundição, vidro, etc.) uma vez que estes são estáveis a temperaturas muito elevadas. A novidade neste tipo de material, agora introduzida pelo docente da UBI, é o facto de ser possível a sua produção com 100 por cento de alumina sem recorrer ao tradicional cimento de aluminato de cálcio e com um teor mínimo de água.
Desta forma, obtém-se um novo material sem cimento, mais resistente e duradoro, livre de fibras nocivas ao ser humano e ao meio ambiente, permitindo ainda uma fácil aplicabilidade industrial e redução de custos.
Com o desenvolvimento deste novo material refractário para aplicações monolíticas baseado na efectiva comprovação do seu bom desempenho reológico, enquanto pasta, mecânico e térmico, pode-se partir para aplicações industriais em revestimentos refractários, kits de reparação e peças monolíticas específicas de fornos e caldeiras de alta temperatura utilizados em siderurgia, fundição de metais, sinterização e queima de cerâmicas, substituindo os actuais materiais, aumentando a sua durabilidade e desempenho com a consequente economia financeira.
A viabilidade deste novo material refractário irá ser prosseguida com uma equipa de investigação envolvendo o Departamento de Engenharia Electromecânica, envolvendo também o Departamento de Civil e Arquitectura da UBI, o Departamento de Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro e uma empresa nacional com experiência no sector (fabrico de fornos industriais e de laboratório).






Data de publicação: 2008-02-19 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior