Voltar à Página da edicao n. 422 de 2008-02-26
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Os Unidos fizeram três jogos durante o fim-de-semana

Unidos perde com Académica de Coimbra

Frente a uma equipa de referência, a formação de Seniores Femininas do Unidos parece não ter estado ao seu melhor nível. A derrota acabou por ser um resultado injusto num jogo onde o Unidos tinha tudo para vencer.

> Eduardo Alves

Foi o jogo mais importante da jornada para o Unidos. As atletas da formação sénior receberam o Académica de Coimbra e acabaram por perder frente a uma equipa de referência.
Talvez o resultado final do encontro não espelhe toda a partida. Até porque, o principal deslize da equipa da casa aconteceu logo nos minutos iniciais. A formação da Académica entrou em campo com uma forte pressão e as atletas da casa não foram capaz de fazer frente a este jogo. Não por razões tácticas ou de inferior nível de jogo, mas sim, “por falta de calma”, adiantaram os responsáveis.
O avanço alcançado nos dois primeiros períodos pela equipa adversária foi essencial para o resultado final. Logo após o intervalo, a formação do Unidos entrou melhor. A concentração deu os seus frutos e os pontos começaram por aparecer. Contudo, a recuperação não foi suficiente e no final o jogo acabou com o Unidos a perder por 51 / 70 frente à formação de Coimbra.
Igual sorte parece ter tido a formação de júniores femininos, na sua deslocação à Póvoa do Varzim. Contudo, apesar da derrota, a formação do Tortosendo faz história no distrito de Castelo Branco, participando pela primeira vez uma equipa deste distrito no Campeonato Nacional, onde jogam todas as melhores equipas do País, conseguindo a proeza devido ao primeiro lugar obtido no ano anterior na Zona Norte.
Perante uma equipa recheada de elementos que pertencem a Selecção Nacional, o Unidos sai da Póvoa de Varzim, local com grande tradição em basquetebol, com a ideia que “nada é em inferior as equipas de maior gabarito nacional. Visto que o Unidos apresentou-se na Póvoa sem três elementos da equipa muito importante, por motivos de lesão”. Após todas estas contrariedades as sete restantes jogadoras entraram no jogo bastante concentradas disputando o jogo de igual para igual, falhando somente alguns cestos fáceis após contra-ataques rapidíssimos, e essa situação “é fatal em jogos com equipas de alto nível”.
Para a história fica o primeiro jogo de uma equipa do distrito num Campeonato Nacional de Júniores Femininos, entre as melhores equipas do País. A equipa de Júniores Femininos do Unidos / Rogério Seguros apresentou-se da seguinte forma: Ana Carramana; Daniela Damasceno; Anisa; Ana Raquel; Mariana Belo; Mariana Antunes; Margarida Silva e Marta Neves.
O único resultado positivo do fim-de-semana foi alcançado pela formação de sub-14 masculinos. Na primeira jornada do Torneio Nacional, frente ao Guarda Basket a formação do Unidos entrou em jogo com alguma falta de intensidade e personalidade. Ainda assim, os desportistas do Unidos/Sildicons voltaram do intervalo dispostos a provar o seu verdadeiro valor. Na segunda metade a formação do Tortosendo praticou um basquetebol de grande nível, com uma determinação assinalável, o que os levou a um resultado final de 88-23. Uma vitória na primeira jornada foi a melhor maneira de dar início ao Torneio Nacional e uma grande motivação para a visita ao sempre difícil pavilhão do Fontelo (Viseu) da próxima semana.
Alinharam pelo Unidos/Sildicons: Francisco Damasceno; Ruben Sousa; Diogo Mendes; Tiago Simões; Filipe Lopes; Gustavo Máximo; Ricardo Melo; Gonçalo Repolho e João Dias.


Os Unidos fizeram três jogos durante o fim-de-semana
Os Unidos fizeram três jogos durante o fim-de-semana


Data de publicação: 2008-02-26 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior