Voltar à Página da edicao n. 423 de 2008-03-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A

“Passione” na Quadragésima do Fundão

As tradições religiosas da Quaresma vão dar origem a dois espectáculos musicais num ciclo cultural intitulado Quadragésima, organizado pela Câmara do Fundão até 24 de Março.

> Notícias da Covilhã

“A Quadragésima promove a redescoberta do fundo tradicional religioso do território do concelho do Fundão”, refere Paulo Fernandes, vereador com o pelouro da cultura na autarquia. Essas tradições cumprem o calendário religioso e decorrem em todo o concelho. São os casos do Cantar dos Martírios e da Encomendação das Almas, que são entoados nas aldeias.
As procissões e a Via Sacra fazem também parte dos eventos típicos, que a autarquia convida a visitar. Estas manifestações populares estão na base do espectáculo “Passione”, do grupo de cânticos da Córsega “Tempus Fugit”, que será apresentado este sábado, 1 de Março, às 21h30 na Igreja Matriz do Fundão. A apresentação resulta de uma residência artística liderada por um dos elementos do grupo realizada na Moagem – Cidade do Engenho e das Artes dirigida aos membros de grupos de cantares informais.
No dia 16 de Março, “Miserere”, obra que mistura sacra e profana da autoria do maestro Luís Cipriano, baseada numa recolha de cânticos da Quaresma feita pelo Câmara do Fundão, é executada às 21:30, na Igreja Matriz do Fundão.
Segundo Paulo Fernandes, “a edição deste ano apresenta ainda dois pacotes de visita ao concelho, nos dias 1 e 16 de Março, que incluem passeios guiados a diversos pontos de interesse e provas de doces tradicionais”. A Quadragésima nasceu em 2003 e é organizada pela Câmara do Fundão em parceria com a empresa municipal Fundão Turismo.


A
A "Quadragésima" é já um dos eventos culturais mais procurados na região


Data de publicação: 2008-03-04 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior