Voltar à Página da edicao n. 425 de 2008-03-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A UBI vai ser palco de diversas actividades sobre a Língua Portuguesa

Encontros de Português em Maio na UBI

A segunda edição dos “Encontros de Português”, um evento promovido pelo Departamento de Letras da UBI já têm data. Investigadores, docentes e alunos reúnem-se na Covilhã a 10 de Maio para debate o estado da Língua Portuguesa.

> Eduardo Alves

O Departamento de Letras da UBI está a organizar para o dia 10 de Maio os II Encontros de Português, desta feita sob o tema do papel do texto literário em contexto pedagógico. A sessão de abertura desenrolar-se-á às 9.30 horas, no Auditório da Biblioteca Central da UBI, e entre os conferencistas convidados estarão o escritor Manuel da Silva Ramos e os ensaístas e professores universitários Arnaldo Saraiva e Maria de Fátima Marinho. Proferem também comunicação os professores da casa Cristina Vieira e Reina Pereira. Haverá ainda espaço para duas mesas redondas em que participam professores da região ligados à supervisão de estágios e que falarão das suas experiências pessoais neste âmbito. Os encontros encerram com a participação da Tuna Académica da UBI.
Está também agendado para o dia 4 de Junho, no Auditório da Biblioteca Central, o I Colóquio Internacional Encontros Culturais Portugal - África: Pontes para o Futuro, organizado pelo Departamento de Letras. Entre os conferencistas convidados estarão a escritora Lídia Jorge, o angolano Pepetela (Prémio Camões 1997), o cabo-verdiano Germano Almeida (conhecido entre nós por romances tão célebres como «O Testamento do Sr. Napumoceno», já adaptado a cinema), o moçambicano Nelson Saúte (antólogo dos «Contos Moçambicanos») e a santomense Inocência Matta. O Departamento está ainda a aguardar a confirmação da presença de Fernando Cristóvão, notabilizado recentemente pelo excelente «Dicionário Temático da Lusofonia». Será promovida uma mesa redonda entre os escritores, moderada pelos professores Cristina Vieira e Domingos Nzau, organizadores do evento e responsáveis por cadeiras ligadas a estas temáticas, e ainda pelo professor José Carlos Venâncio, do Departamento de Sociologia, especialista em assuntos africanos.


A UBI vai ser palco de diversas actividades sobre a Língua Portuguesa
A UBI vai ser palco de diversas actividades sobre a Língua Portuguesa


Data de publicação: 2008-03-18 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior