Voltar à Página da edicao n. 425 de 2008-03-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O evento decorreu no Edifício das Engenharias

8º Ciclo de Conferências de Civil

O Ciclo de Conferências de Civil 2008 contabiliza oito edições. Esta iniciativa tem já um passado de oito anos de troca de conhecimentos, sugestões, opiniões, informações e dúvidas, entre estudantes, professores, convidados e empresas.

> Maria José Almeida

O Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECA) e o Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior (NECUBI) organizaram, nos passados dias 11, 12 e 13 do corrente mês, no anfiteatro 8.1 da Universidade da Beira Interior, a 8ª edição do Ciclo de Conferências de Civil.
Este evento pretende ser “um complemento à formação de qualidade dos futuros engenheiros civis da UBI, constituindo um marco importante no panorama do ensino de Engenharia Civil na UBI”, adiantam os responsáveis do evento que este ano abordou temáticas como Estruturas, Construção, Geotecnia, Hidráulica, e Planeamento.
Foram três dias de palestras, seguidas de diálogo entre oradores e participantes, que puderam proporcionar aos alunos o contacto com diversas empresas do ramo, tendo estes a oportunidade de apresentar os seus produtos e a sua área de intervenção através de workshops e palestras dirigidas pelos seus representantes.
Durante o primeiro dia dos trabalhos foram abordados temas como “Desafios e oportunidades para os jovens Engenheiros Civis”, a cargo de Hipólito de Sousa, presidente do Colégio de Engenharia Civil; “Projecto da alta Velocidade da Rede ferroviária em Portugal”, pelo arquitecto Luís Silva Marques; “Introdução ao Euro Código 8”, projecto de estruturas sismo-resistentes apresentado pelo professor Mário Lopes; “Erosões localizadas junto de encontros de pontes e respectivas mediadas de protecção», a cargo de Cristina Fael, docente da UBI; e para finalizar o professor Pedro Almeida encerrou o dia com o tema “A importância da Cartografia Geológica Estrutural em Engenharia Civil”.
O segundo dia de conferências iniciou-se com a abordagem do tema “Modelação dos Custos dos Utentes na Gestão da Estrada”, pela docente da UBI, Bertha Santos. Seguidamente, realizou-se um workshop da responsabilidade promovido pela Associação Industrial do Poliestireno Expandido (ACEPE).
Durante a tarde, trataram-se temas como “Argamassas Fabris em Portugal: dos anos 80 ao século XXI”, pelo engenheiro Carlos Duarte, presidente da Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas de Construção; “Pré-Esforço – Uma visão Prática” abordado pelo engenheiro João Flores; e o tema “ Comportamento Mecânico do Solo Residual Granítico com influência de contaminantes”.
Este dia de conferências foi encerrado com um workshop da empresa Hilti, da área da construção civil. No último dia de conferências os temas abordados foram “Investigação de fenómenos turbulentos e sua aplicação à engenharia fluvial” pelo professor Mário Franca; “Zonas Costeiras: Variabilidade Climática e alterações climáticas. Desafios” pelo professor Veloso Gomes; e “Obras de Contenção em aterros Reforçados com Geosintéticos”, pelo engenheiro Enrico Piolanti. Paralelamente, decorreu também um workshop da Arktec – Software para arquitectura, engenharia e construção.
A sessão de abertura deste ciclo de conferências contou ainda com a participação do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Santo; do presidente da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, Celestino Quaresma; do reitor da Universidade da Beira Interior, Manuel José Santos Silva; do presidente da Faculdade de Engenharias da UBI, Victor Cavaleiro; do presidente do Departamento de Engenharia Civil, Luís Ferreira Gomes, do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto; e do presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior, Nuno Pina. Já a sessão de encerramento contou com a participação de Vítor Cavaleiro, Luís Ferreira Gomes, Carlos Pinto, e Nuno Pina.


O evento decorreu no Edifício das Engenharias
O evento decorreu no Edifício das Engenharias


Data de publicação: 2008-03-18 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior