Voltar à Página da edicao n. 425 de 2008-03-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O grupo da Universidade de Aveiro veio à Covilhã com uma estética japonesa

GRETUA traz Gil Vicente à Covilhã

Recorrendo ao humor português e à estética japonesa, a Universidade de Aveiro veio à Covilhã mostrar uma nova forma de interpretar Gil Vicente.

> Joana Pessoa

No decorrer do XII Ciclo de Teatro Universitário, o Teatro Cine da Covilhã recebeu no passado dia 12 o Auto do Aleatório, uma peça de Gil Vicente com mais de meio século. A peça foi interpretada e encenada pelo GRETUA, o Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro.
Embora recriado numa perspectiva mais moderna, este auto de Gil Vicente manteve as bases em que foi escrito, principalmente o português arcaico predominante na altura e que tão bem caracteriza este autor. O espaço foi inspirado no teatro japonês e toda a beleza da representação asiática tornou esta peça num momento único e distinto.
O Auto do Aleatório junta algumas das personagens mais marcantes de Gil Vicente, atribuindo-lhes características especiais que ainda assim conseguiram transmitir a mensagem do autor. Entre elas, encontram-se os insubstituíveis Anjo e Diabo, o enforcado, Joane, Frei Babriel, entre outros. O Anjo marcou pela diferença, vestindo uma personalidade cómica que recorre a expressões de hoje em dia para melhor se expressar.
A peça juntou personagens inesquecíveis num auto único repleto de humor, boa disposição e música tocada ao vivo. Os actores foram fortemente aplaudidos, voltando ao palco para agradecer mais uma vez a um público tão entusiasta.
No fim do espectáculo, o público foi convidado para uma conversa que aproximou os actores e o encenador João Fino no bar do teatro. Entre outras questões, o encenador explicou a importância de manter o português arcaico na representação, pois seria “um crime tentar melhorar aquilo que já é extremamente bom”, afirmou o próprio.
Durante este ciclo de teatro, o Teatro Cine tem à disposição um espaço designado por Mercado Negro, uma espécie de mini feira onde se podem encontrar livros, roupas, cd’s e dvd’s, bijutaria, entre outros objectos. Expondo quer objectos novos, quer usados, esta feira é um espaço diversificado e que vale a pena visitar.

> jonsfines @ gmail . com em 2008-03-18 15:55:22
a foto não é do auto do aleatório mas sim do hotel barcelona

> cristiano . p . figueiredo @ gmail . com em 2008-03-21 20:58:26
Apenas para acentuar a importância do comentário anterior, a foto do artigo é do "Hotel Barcelona".


O grupo da Universidade de Aveiro veio à Covilhã com uma estética japonesa
O grupo da Universidade de Aveiro veio à Covilhã com uma estética japonesa


Data de publicação: 2008-03-18 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior