Voltar à Página da edicao n. 425 de 2008-03-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Grupo de Teatro do Minho veio à

TUM a andar de mote

O Teatr'UBI realizou, pela décima segunda vez, um Ciclo de Teatros Universitário que pretende demonstrar o verdadeiro significado da arte de representar.

> Marta Soares

“Tá a andar de mote” é o título humorístico escolhido pelo TUM, Grupo de Teatro da Universidade do Minho, para caracterizar um monólogo que explora a individualidade e as características emocionais de todo um leque de poemas de alguns dos mestres da arte de escrever, como sejam Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, e João Negreiros.
Durante o espectáculo José Luís Costa, actor que protagonizou espectáculo de poesia, abordou um variadíssimo universo de sentimentos e emoções. Durante a declamação, tão depressa lutava por um ideal de vida melhor, como chorava por um sonho perdido desfeito na mágoa interior do seu mundo.
No dia da mulher, José Luís Costa não podia deixar de dedicar um poema à figura feminina, com um poema em forma de dedicatória muito especial à mãe, mãe essa que comparou a um ser divino, capaz de amar toda e qualquer pessoa da mesma maneira.
Este Grupo de Teatro baseia todos os seus espectáculos nas palavras dos poetas mais conceituados do país, e foi criado há dois anos. Desde essa altura, realizam um plano anual de actividades, que é muitas vezes renovado, poque os jovens actores quando concluem os cursos tendem a abandonar a actividade desenvolvida no TUM. A permanente renovação do leque de actores «dificulta uma evolução mais ampla do grupo», garantem os responsáveis.
João Negreiros, director artístico e autor de alguns dos poemas declamados neste espectáculo defende que não quer «criar personagens» mas apenas «delinear alguns traços para que o público possa fazer do que ouve e do que vê uma realidade adequada à sua figura enquanto ser humano.
Depois de cada peça deste ciclo de teatro universitário, o público vota no número referente à qualidade do espectáculo, para que no final seja atribuído um prémio à universidade mais votada. Para além deste, existe também um prémio de um júri.
«Tá a andar de mote» teve lugar no Teatro Cine da Covilhã pelas 21h45, e foi seguido de uma pequena tertúlia entre os actores e o público.


Grupo de Teatro do Minho veio à
Grupo de Teatro do Minho veio à "Cidade Neve" apresentar o seu mais recente trabalho


Data de publicação: 2008-03-18 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior