Voltar à Página da edicao n. 425 de 2008-03-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O livro foi apresentado no Edifício das Engenharias

Processamento e higiene alimentar em livro

“HACCP – análise de riscos no processamento alimentar “ é o título do livro apresentado na passada semana no Departamento de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior. A organização deste evento esteve a cargo de João Matias, docente daquele departamento.

> André Cardoso

A publicação de obras nesta área assume especial relevância pois «nos dias que correm, as empresas do sector alimentar enfrentam enormes responsabilidades no que toca à segurança alimentar, dirigida ao consumidor, que cada vez é mais esclarecido e exigente», explicou João Matias.
«Mais do que um dever moral, a lei obriga a que ao longo de toda a cadeia alimentar seja assegurado o controle da qualidade dos alimentos», defenderam os autores. José Pinto e Ricardo Neves, alunos da Universidade da Beira Interior, explicaram que escreveram “HACCP – análise dos riscos no processamento alimentar” com o objectivo de proporcionar uma visão mais alargada do conceito de HACCP.
Ao longo da apresentação da obra, foi também dada a conhecer a evolução histórica da noção de HACCP, assim como as suas primeiras aplicações. Diversas informações foram facultadas quanto às directrizes de um sistema efectivo, complementadas por material legislativo e normativo bem como por diversas aplicações bem sucedidas na prática.
De salientar a abordagem do contexto do HACCP, da norma ISO 22000, que especifica os requisitos para o Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos, a fim de garantir que o alimento esteja seguro no momento do consumo humano, em toda a cadeia produtiva.
Depois de realizada a apresentação da obra, os autores passaram à assinatura de um contrato com a Editora Publindústria.
Fundada em 1986 e «tendo como marca genética a edição de revistas especializadas direccionadas para o mercado das engenharias», a Publindústria «tem vindo a fazer um percurso evolutivo e integrador de produtos e serviços, direccionados para nichos de mercado da indústria transformadora».
Segundo o seu director–geral, António Malheiro, os valores da empresa «são os mesmos de sempre – ética e compromisso – com clientes , fornecedores e colaboradores», a partir dos quais, garante, «tem vindo a conquistar a confiança crescente de autores, editores e livrarias».


O livro foi apresentado no Edifício das Engenharias
O livro foi apresentado no Edifício das Engenharias


Data de publicação: 2008-03-18 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior