Voltar à Página da edicao n. 425 de 2008-03-18
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
João Garcia esteve na UBI a falar sobre a sua experiência nas altas montanhas

À conversa com João Garcia

No passado dia 12, João Garcia, um himalaísta de sucesso esteve na Covilhã para partilhar um pouco da sua experiência com os fãs do alpinismo. Esta iniciativa esteve a cargo do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior.

> Sofia Henriques

Na passada quarta-feira, dia 12, João Garcia deslocou-se à Faculdade de Ciências da Saúde da Covilhã para partilhar a sua experiência no alpinismo com os estudantes e docentes da UBI.
Este jovem himalaísta é de Lisboa, tem 31 anos e é o montanhista português com maior currículo. João Garcia foi o primeiro português a subir o Evereste em 1999 sem recurso a oxigénio e sem carregadores de altitude porém esta aventura valeu-lhe parte da mão que a perdeu devido às baixas temperaturas.
Das 14 montanhas com mais de 8000 metros de altitude existentes no mundo, Garcia já subiu a nove delas.
“Infelizmente sou catalogado, em Portugal, por maluco” diz João Garcia, que parece não se mostrar muito incomodado com este tipo de rotulagem. “Faço isto há muitos anos por gosto, não gosto de desafios fáceis. Gosto de ser bom naquilo que faço e tenho a sorte de fazer aquilo que mais gosto que é subir ao cume das montanhas”.
A sua prática no montanhismo começou desde muito cedo quando ainda tinha 15 anos com o Clube de Montanhismo da Guarda. A partir desse momento João Garcia rendeu-se a esta actividade: o himalaísmo.
Mas esta actividade requer muito esforço, boa forma física e algum tempo de preparação para testar o clima e para preparar o organismo face às baixas temperaturas pois segundo João Garcia “lá em cima com grande desidratação, falta de oxigénio e cansaço extremo não falamos coerentemente. Já tive alucinações fruto da hipóxia”.
Este himalaísta confessou que “o grande desafio de um verdadeiro alpinista é subir uma montanha sem oxigénio pois é uma vitória maior, é um desafio às capacidades fisiológicas” e por isso pessoas que fazem alpinismo com oxigénio na opinião de João Garcia “não são alpinistas mas sim turistas”. O himalaísta avançou também que a próxima expedição está agendada para dia 25 de Março.


João Garcia esteve na UBI a falar sobre a sua experiência nas altas montanhas
João Garcia esteve na UBI a falar sobre a sua experiência nas altas montanhas


Data de publicação: 2008-03-18 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior