Voltar à Página da edicao n. 428 de 2008-04-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
As jornadas voltaram a marcar o plano de actividades do NINF

Jornadas Informáticas voltam à UBI

Transmissão online e em directo foi a grande novidade que animou a XVII edição das Jornadas Informáticas, organizadas pelo Núcleo de Informática (NINF), e pelo Núcleo de Ensino de Informática da Universidade da Beira Interior (UBINEI).

> Maria José Almeida

De 25 a 27 de Março, o pólo VI recebeu as XVII Jornadas Informáticas, com objectivo de potenciar o interesse por estas áreas de um público alargado, estimulando a aproximação do auditório à área das novas tecnologias.
Foram acolhidos nestes três dias, alunos, docentes e outros profissionais da área, que puderam debater e dar a conhecer novas tecnologias e algum do trabalho de pesquisa e científico, que se realiza no Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior.
Nesta edição das Jornadas houve uma inovação relativamente aos anos anteriores, visto que as conferências foram, também, transmitidas online, dando a oportunidade àqueles que não puderam assistir de o fazerem a partir de um computador ligado à Internet em qualquer lugar.
A sessão teve início no dia 25, com a apresentação de investigações elaboradas por docentes da UBI, tais como: MOGGY - Arquitectura dum Motor de Vídeo-Jogos BBMMOGs pelo Prof. Abel Gomes; Logtalk - Object-Oriented Logic Programming Language pelo Prof. Paulo Moura; ”SEGAL: Georeferenciação utilizando técnicas de Geodesia espacial” pelo Prof. Rui Fernandes; “Estruturas de Dados Geométricas, Gráficos para Dispositivos Móveis” pelo Prof. Frutuoso Silva, e por fim “(REL)EASE: RELiablE And SEcure Computation Group” pelo Prof. Simão Melo de Sousa.
Ainda durante a manhã, Luís Dias e Sérgio Amado representantes da empresa EDISOFT, Empresa de Serviços e Desenvolvimento de Software, apresentaram o projecto “Uma história de sucesso; Área do Espaço: Uma Visão do Futuro”, seguindo-se Rogério Palmeiro, representante do Gabinete de Apoio a Projectos e Investigação (GAAPI), que apresentou um Workshop sobre “Técnicas de Procura de Emprego”.
Seguidamente, Mara Ribeiro, representante da Empresa de Consultoria Tecnológica AGAP2 apresentou um programa de estágios profissionais, e Tiago Rosado representante da Interlog, distribuidora oficial Apple em Portugal, apresentou uma palestra sobre “MAC OS X”. Para finalizar o painel de terça-feira, os oradores Sebastião Pais, Tiago Barbosa e David Machado encerraram o dia com a temática “Vipaccess Live Search”, o meta-motor de busca orientado para a educação e vocacionado para as pessoas com deficiências visuais.
No dia 26, a sessão iniciou-se com Bruno Silva, estudante do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico, com a temática “Silverlight 2.0”, seguindo-se a temática “XNA on your hands”, apresentada por Gonçalo Chaves, Formador e Técnico de Informática, e que é membro da comunidade PontoNetPT. Já durante a tarde, teve lugar a apresentação de investigações de docentes da UBI, tais como “Apresentação do HULTIG - Centro para a Tecnologia da Linguagem Humana e Bioinformática” do Prof. Gaël Dias; “Tolerância a Falhas” da Prof. Paula Prata; “Sistemas médicos, Vestuário tecnológico” investigação no ramo de equipamento para avaliação da dor e do desconforto humano e aplicação em saúde e no desporto, do Prof. Pedro Araújo; e por fim a temática “Redes Neuronais, Análise de Imagem, Reconhecimento Biométrico” do Prof. Luís Alexandre.
Joana Gonçalves, antiga aluna da UBI, e actual aluna do Programa Doutoral em Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico apresentou a temática “BiGGEsTS: Biclustering Gene Expression Time Series”, projecto de análise de séries temporais de expressão genética. Paralelamente, a empresa OmniSys, de base tecnológica dedicada a soluções de registo e controlo, foi representada pelo orador Nuno Ferreira que apresentou a temática “Produtos e Tecnologias Usadas, Sistemas Embebidos, Biometria e Projectos Futuros”, seguindo-se os oradores André Passos e Manuel Preliteiro, alunos do Mestrado em Engenharia Informática: Computação e Sistemas Inteligentes na UBI, com uma apresentação sobre "B-Method", uma das principais ferramentas utilizadas no desenvolvimento formal de software.
Os oradores João Oliveira e Joel Carvalho, alunos de Mestrado na UBI encerraram este segundo dia das jornadas com uma apresentação sobre "Spec#", uma das principais ferramentas utilizadas no desenvolvimento formal de software.
O último dia foi dedicado à “gestão curricular do docente”, pelo Prof. Manuel Saraiva, Presidente do Departamento de Matemática da UBI, seguindo-se Carlos Carvalho Costa, professor e coordenador da Delegação da Covilhã do Sindicato dos Professores da Zona Centro, apresentando a temática “Exigência da prestação de um conjunto de provas para o exercício da actividade”.
A décima sétima edição das Jornadas Informáticas foi encerrada pelos docentes da UBI, Mário Freire, Luís Alexandre, Manuela Pereira e Edgar Silva, que se congratularam por este ter sido mais um ano em que o evento teve uma larga adesão por parte dos alunos, docentes e público em geral.


As jornadas voltaram a marcar o plano de actividades do NINF
As jornadas voltaram a marcar o plano de actividades do NINF


Data de publicação: 2008-04-08 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior