Voltar à Página da edicao n. 430 de 2008-04-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A nova estrutura deve ficar instalada no Parque Industrial do Tortosendo

Tortosendo acolhe Central de Biomassa

No dia em que foi celebrado um protocolo para a instalação de uma fábrica de aviões na Covilhã, o autarca local anunciou também a implantação de uma central de biomassa no Parque Industrial do Tortosendo.

> Eduardo Alves

Dentro de dois anos pode já estará funcionar a central de biomassa que vai ser criada no Parque Industrial do Tortosendo. A informação foi avançada por Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, na passada semana.
O Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã (Parkurbis) foi o local escolhido para a assinatura de um protocolo entre a Universidade da Beira Interior (UBI), Câmara da Covilhã e a Aleia, uma empresa de capitais franceses. O documento prevê a implantação de uma unidade de fabrico e montagem de componentes para aeronaves junto ao actual aeródromo da “cidade neve”.
Carlos Pinto aproveitou a oportunidade para anunciar mais este investimento no concelho. Uma nova unidade que vai, segundo o social-democrata, “criar cerca de 80 postos de trabalho” e deverá entrar em laboração dentro de dois anos. A nova empresa representa um investimento próximo dos 50 milhões de euros e surge pela mão da Somague.
Esta central de biomassa vai estar instalada no Parque Industrial do Tortosendo e surge da política ambiental do Governo. O autarca adianta também que esta nova estrutura terá uma área total de quatro hectares e será capaz de transformar os resíduos florestais em energia eléctrica. Este tipo de centrais de transformação recolhem os resíduos provenientes da limpeza das áreas florestais e procedem à queima dos mesmos. Um processo que termina com a produção de energia eléctrica que entra na rede.
O concurso desencadeado pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) que visa a construção destra central foi ganho pelo consórcio Biomassas da Covilhã do qual fazem parte diversas entidades financeiras como a Hidurbe, a Fomentinvest, a Espírito Santo Capital, a Somague e a Sobioen e que já detêm uma central de biomassa na Sertã.


A nova estrutura deve ficar instalada no Parque Industrial do Tortosendo
A nova estrutura deve ficar instalada no Parque Industrial do Tortosendo


Data de publicação: 2008-04-22 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior