Voltar à Página da edicao n. 430 de 2008-04-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
Diversas zonas verdes vão surgir ao longo da A-23

A23 vai ter mais de 20 mil árvores

O Governo Civil e a Scutvias iniciaram a plantação de 20 mil árvores ao longo da A23, numa iniciativa que conta com as escolas da região. O objectivo é sensibilizar os mais novos para a preservação ambiental e contrariar os efeitos da poluição automóvel.

> Notícias da Covilhã

O Governo Civil de Castelo Branco e a Scutvias começaram a plantar, na passada semana, árvores junto à auto-estrada A23, numa iniciativa em que participam as escolas da região. Ao longo de três anos, as duas entidades esperam que cerca de 20 mil novas árvores surjam junto à Auto-Estrada da Beira Interior.
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, apadrinhou a acção, que se iniciou no nó Covilhã Norte da A23, na qual participaram 127 crianças da cidade.
Noutros nós, até ao final da semana, estarão envolvidas na plantação de árvores mil e 700 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, nos terrenos que circundam 14 nós da A23, entre Gardete e Belmonte Norte.
"Está previsto nos próximos dois anos repetirmos a acção por esta altura do ano, para alcançar a meta das 20 mil árvores plantadas", afirma a governadora civil de Castelo Branco, Alzira Serrasqueiro. "Esta é a maior iniciativa ambiental em que o Governo Civil já esteve envolvido até hoje. A acção pretende contrariar os efeitos da poluição automóvel e sensibilizar as crianças e jovens para a temática da preservação ambiental", acrescenta Alzira Serrasqueiro.
"Não nos queremos substituir ao trabalho de preservação ambiental que devem ter as autarquias e as empresas. Pelo contrário. Esta iniciativa pretende servir de exemplo para outras entidades", sublinha a governadora civil.
No arranque, que decorreu na Covilhã, foi ainda distinguida a Escola dos Penedos Altos, cuja proposta de logótipo foi a escolhida para identificar a iniciativa. Segundo Alzira Serrasqueiro, a Câmara da Covilhã é a única do distrito que não se quis associar à iniciativa. “Pedimos a todas as câmaras que transportassem as crianças envolvidas na plantação de árvores até aos nós de acesso da auto-estrada. Quando o pedimos, o vice-presidente João Esgalhado disse que sim, mas depois a resposta oficial foi negativa. Só a Câmara da Covilhã não transporta crianças nesta iniciativa”, critica. “Não houve nenhuma justificação”, acrescenta, sem fazer mais comentários.
Instado a comentar estas declarações, Carlos Pinto, que nesse dia mostrava um novo investimento ligado à área da aeronáutica na cidade (ver páginas da Covilhã), diz que a iniciativa foi marcada pela Governadora Civil “sem primeiro saber se havia esta cerimónia” e que a autarquia esteve representada no acto “pelo vice-presidente”. Carlos Pinto afirma ainda que “não temos de apoiar ou deixar de apoiar” e frisa ter sido convidado para uma iniciativa “onde eu não podia estar”.


Diversas zonas verdes vão surgir ao longo da A-23
Diversas zonas verdes vão surgir ao longo da A-23


Data de publicação: 2008-04-22 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior