Voltar à Página da edicao n. 430 de 2008-04-22
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A escola Campos Melo acolheu este evento

Matemática e Ciências Experimentais na Campos Melo

Divulgar as actividades da escola aos alunos do concelho foi o principal objectivo do evento «Matemática e Ciências Para Todos» que a Escola Campos Melo levou a efeito. De forma lúdica, miúdos e graúdos aprenderam um pouco mais neste dia.

> João Pereira

A Escola Secundária Campos Melo dedicou o dia 10 de Abril à Matemática e às Ciências Experimentais. Os trabalhos dos estudantes estiveram expostos durante todo o dia, e os próprios alunos puderam apresentar os seus projectos à comunidade.
No âmbito do Dia das Ciências Experimentais, o Curso Técnico de Organização de Eventos e o Curso de Educação e Formação de Gestão Ambiental uniram esforços e alegraram a parte da manhã com um “Desfile de Moda" ecológico. A reciclagem e reutilização de materiais foram a principal preocupação dos criadores.
O Departamento de Matemática organizou o “Dia da Matemática”, que começou com um campeonato de Sudoku, apresentação de outros jogos matemáticos, construção de Origamis, e terminando, já da parte da tarde, com o Concurso Canguru 2008, e uma conferência sobre “Arte e Matemática”, pelo Mestre José Manuel dos Santos.
O Concurso "Canguru Matemático" é uma prova a nível nacional organizada pela Associação Canguru sem Fronteiras. O objectivo é promover a divulgação da matemática mediante o concurso, que teve lugar no mesmo dia em todos os países participantes.
Os laboratórios de Biologia, Física, Geologia e Química estiveram abertos todo o dia, com exposições e actividades experimentais interactivas. Relógios movidos a limão, pêndulos, balões e velas “mágicas”, “pega-monstros” coloridos, são exemplos dos imensos projectos mostrados ao público.
A professora Cristina Lourenço, responsável pelo Laboratório de Química, explica que “este dia já se realiza há alguns anos. E temos que agradecer à professora Maria Lurdes Ciríaco e ao Departamento de Química da UBI por nos cederem o azoto, tornando assim possível parte das experiências que realizamos”.


A escola Campos Melo acolheu este evento
A escola Campos Melo acolheu este evento


Data de publicação: 2008-04-22 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior