Voltar à Página da edicao n. 433 de 2008-05-13
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Biblioteca Central da UBI acolheu este evento

Texto literário em contexto pedagógico

No passado dia 10 de Maio decorreu na Universidade da Beira Interior os segundos Encontros de Português. Uma iniciativa do Departamento de Letras da UBI que teve como principal objectivo, a análise da Língua Portuguesa.

> Sofia Henriques

O Departamento de Letras da UBI promoveu a realização dos II Encontros de Português. Um evento que decorreu no anfiteatro da Biblioteca Central. A organização deste evento esteve a cargo da directora da licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, Maria da Graça Sardinha e da docente do Departamento de Letras, Cristina Vieira.
Neste encontro de Português, Cristina Vieira fez uma crítica literária acerca da dimensão da montanha nos contos de Miguel Torga. Vários docentes das escolas secundárias da Covilhã, de Alcains e Fundão estiveram também presentes neste evento.
O romancista Manuel da Silva Ramos foi também convidado neste evento e falou sobre o processo criativo das suas obras. Manuel da Silva Ramos nasceu em 1947, na Covilhã, de onde saiu para estudar Direito em Lisboa, curso que acabou por abandonar pois exilou-se em França para fugir ao fascismo. Aos 21 anos ganhou o Prémio de Novelística Almeida Garrett de 1968, com Os Três Seios de Novélia. Regressou a Portugal em 1997, depois de ter ganho uma Bolsa de Criação Literária atribuída pelo Ministério da Cultura. Outra convidada neste evento foi Maria de Fátima Marinho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Maria de Fátima Marinho nasceu no Porto em 1954.
Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde lecciona Literatura Portuguesa Contemporânea desde 1976. Em 1987, doutorou-se com uma tese sobre o Surrealismo em Portugal e é hoje Professora Catedrática e Presidente do Conselho Científico.
Depois de Maria de Fátima Marinho, foi a vez de Arnaldo Saraiva dar uma pequena conferência acerca do seu percurso literário. Este escritor nasceu na Covilhã. Fez os seus estudos secundários em seminários e colégios do Fundão e da Guarda. Licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa e é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde ensinou Literatura Portuguesa e administra as cadeiras de Literatura Brasileira e de Literaturas Orais e Marginais. Foi leitor de Língua e Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (U.S.A.) e professor convidado da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Fez estudos superiores no Rio de Janeiro, onde preparou a tese "Carlos Drummond de Andrade: do Berço ao Livro". Em Paris fez estudos sob orientação de Roland Barthes, A.J. Greimas e Gérad Genette, fez também estudos superiores em Urbino. Tem proferido conferências em vários países (Espanha, França, Holanda, Brasil, Venezuela, Estados Unidos e Moçambique), e tem participado com comunicações em vários Congressos nacionais e internacionais. O 1º Congresso Português de Literatura Brasileira, o 1º Congresso Português de Literaturas Marginais e co-organizou vários congressos.
Arnaldo Saraiva mostrou-se bastante satisfeito por estar na Covilhã nestes II Encontros de Português e segundo ele mais eventos como estes devem ser feitos. Estes Encontros de Português acabaram com um momento musical e com a promessa de que mais iniciativas destas surgirão futuramente.


A Biblioteca Central da UBI acolheu este evento
A Biblioteca Central da UBI acolheu este evento


Data de publicação: 2008-05-13 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior