Voltar à Página da edicao n. 435 de 2008-05-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A peça

Teatr’UBI como “embaixador” de Portugal

O Grupo Universitário de Teatro da Universidade da Beira Interior (Teatr’UBI) foi o único conjunto europeu a ser escolhido num concurso mundial para o 22º Festival de Teatro Universitário de Blumenau. Para além do Brasil, o grupo vai ainda actuar na Colômbia e na Argentina.

> Eduardo Alves

Terminou no passado sábado, na cidade do Porto, a digressão nacional da mais recente peça do Teatr’UBI, “Posso avançar? Pergunta o cavalo”. O grupo covilhanense levou às principais cidades universitárias este trabalho apresentado pela primeira vez no passado mês de Fevereiro.
Segue-se agora uma digressão por três países da América Latina onde o grupo vai também levar aos palcos o trabalho desenvolvido na “cidade neve”. Rui Pires, responsável pelo Teatr’UBI faz questão de sublinhar a importância desta deslocação. Isto porque, o grupo covilhanense decidiu entrar num concurso promovido pela Universidade de Blumenau com o objectivo de seleccionar trabalhos para a 22ª edição do Festival Universitário desta cidade brasileira que está ligada à Covilhã através de um conjunto de empresas representadas no Parkurbis.
Conhecidos os resultados, o Teatr’UBI foi o único grupo seleccionado a nível europeu, o que deixa todos os elementos “com bastante orgulho do trabalho desenvolvido”. Este festival arranca já no próximo dia 4 de Julho e prolonga-se até dia 12. Uma iniciativa de carácter internacional que conta com a participação de grupos vindos de vários países da América Latina e para a qual a organização espera cerca de 25 mil espectadores. Para já, “pedimos apoios à Câmara da Covilhã e a UBI, e estamos também em diálogo com o Parkurbis e com possíveis patrocinadores”.
Rui Pires lembra que esta “é uma excelente oportunidade para servirmos de embaixadores culturais da cidade e País”. Este é um dos mais importantes festivais de teatro universitários realizados em solo brasileiro. Até porque, a viagem pelo Brasil não conta apenas com a visita a Blumenau, mas também uma deslocação a São Paulo. Uma semana depois de visitarem a cidade parceira da Covilhã, o grupo ruma até um das mais importantes do país para outra mostra do trabalho.
Para além das actuações no Brasil, o grupo vai ainda mostra a sua mais recente peça em palcos argentinos e colombianos. Neste último país, o grupo covilhanense participa no 7º Congresso Ibero-Americano de Teatro Universitário, também como único representante do Velho Continente.
A face “mais problemática” de todas estas situações continua a passar pela falta de financiamento. Rui Pires adianta que o esforço financeiro do grupo de teatro “é cada vez maior, ao ponto de existirem alturas em que temos de colocar dinheiro do nosso bolso para cobrir algumas despesas”. As ajudas têm vindo “da Reitoria da UBI, da Câmara da Covilhã e da Associação Académica da UBI, que nos tem facultado a carrinha”. Daí que o responsável pelo grupo continue a defender a criação de um Gabinete de Actividades Culturais na instituição de ensino covilhanense “para programar todas estas actividades, encontrar fundos e outras opções”. Por enquanto, o grupo continua na expectativa de encontrar fundos suficientes para todas as suas representações e projectos.


A peça
A peça "Posso avançar? Pergunta o cavalo" vai estar no Brasil, Argentina e Colômbia


Data de publicação: 2008-05-27 00:10:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior