Voltar à Página da edicao n. 435 de 2008-05-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O primeiro espectáculo decorreu no centro histórico

Maio vai ser Musicall

Projecto do Conservatório visa a criação de uma dinâmica cultural na Covilhã. A primeira edição deste evento tem grandes ambições e será para continuar nos próximos anos.

> Igor Gonçalves

O Conservatório de Música da Covilhã lançou um projecto cultural que promete encher as ruas da cidade de gente e animação. O primeiro de três ciclos realizou-se no dia 16 e o local escolhido foi a zona histórica da Covilhã. Com o início do evento no Pelourinho as pessoas deixaram-se guiar pelos artistas de palmo e meio, embrenhando-se pela cidade dentro com os jovens que, em pontos pré-determinados, estavam prontos para receber os pais, amigos e curiosos que por ali passavam. As suas performances eram todas na área da dança, com acompanhamento de músicos ao vivo em algumas das situações.
Já entre quatro paredes, no Conservatório da Covilhã, Auditório Madalena Perdigão, foi altura de os músicos, já sem os acompanhantes dançarinos, apresentarem o seu trabalho. O Concerto Instrumental Comentado deu a conhecer o background da música e o seu enquadramento histórico e a importância para a altura em que foi feita. Mesmo assim, e como um dos professores disse “a música, mais que ser comentada, deve ser ouvida”. A iniciativa contou com as actuações de professores do Conservatório e alguns convidados. Foram apresentados três temas: Uma sonata para violoncelo e piano, de Luís de Freitas Branco, o Trio Op. 67 nº2, de Dmitri Schostakowitsch e ainda uma homenagem a Stravinsky, Prokofiev e Schostakowitsch, de Alfred Schnittke.
O Maio Musicall trata-se de um compromisso para o futuro que tem como objectivo promover a realização de diversas actividades culturais, anualmente, durante o mês de Maio, com a participação de músicos não só da região, mas também de instrumentistas conceituados com dimensão nacional. “Numa outra fase o projecto pode mesmo vir a tornar-se internacional”, tal como é afirmado no press release editado pela organização.


O primeiro espectáculo decorreu no centro histórico
O primeiro espectáculo decorreu no centro histórico


Data de publicação: 2008-05-27 00:03:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior