Voltar à Página da edicao n. 435 de 2008-05-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O francês conseguiu um novo recorde para esta prova

Rampa da Estrela tem novo recorde

Milhares de pessoas assistiram à 24ª edição da Rampa Internacional Serra da Estrela na cidade neve. O francês Lionel Regal foi o vencedor da prova.

> Maria José Almeida

A cidade da Covilhã recebeu entre os dias 16 e 18 de Maio mais uma edição da Rampa Internacional Serra da Estrela, competição automobilística pontuável para o Campeonato Nacional e Europeu de Montanha.
A edição deste ano contou com a participação de cerca de 70 pilotos, de entre os quais se destacam os Fórmula 3000, as Barchettas, o Porsche 911 GT 2 e três Ferrari, demonstrando assim a qualidade e grandiosidade desta prova, sendo considerado pela Automóvel Clube de Portugal (ACP), uma das melhores organizações do circuito.
A partida foi montada à saída da Covilhã, ao quilómetro 31,81 da estrada Nacional 335. Os automóveis em competição passaram pelo Parque das Merendas, Sete Fontes, Rosa Negra, Parque de Campismo (Pião) e pela Varanda dos Carqueijais, finalizando a prova junto ao antigo Sanatório. Percurso este de 5,01 quilómetros, com um desnível de 451 metros e uma inclinação média de 9,12 por cento e uma máxima de 11,56 por cento.
Nos treinos Pedro Salvador colocou o Juno SSE na primeira posição nacional e na segunda posição o Grupo CN, resultado este notável para uma equipa portuguesa. O outro Juno SSE que corre neste campeonato, pilotado pelo portuense Paulo Ramalho, apoiou da melhor forma o piloto Pedro Salvador, assegurando a segunda posição entre os pilotos nacionais, terceiro do Grupo CN. Situação que se inverteu depois da primeira subida oficial da prova, disputada no Sábado, o azar bateu à porta de Pedro Salvador quando uma das transmissões do Juno cedeu. Estando ao ataque na segunda subida oficial, no Domingo, melhorando a sua pontuação, consegue o melhor tempo de todo o fim-de-semana, destacando-se como o mais rápido concorrente ao Nacional de Montanha 2008, com 2:44s626.
Carecia ao piloto da Juno Racing Ibéria uma terceira subida ao mesmo nível, para alcançar a vitória, mas não teve essa sorte, com a chuva que se fez sentir no Domingo a estragar a derradeira e decisiva prova cronometrada, tirando as esperanças desta equipa. Paulo Ramalho acabou por concretizar mais uma excelente vitória ao conseguir ser o melhor piloto nacional.
O piloto Lionel Regal bateu o recorde da pista durante a subida realizada no fim da tarde de Sábado, garantindo assim uma vitória clara. O piloto do Reynard Oil, ao volante de um Fórmula 3000, pareceu sempre descontraído com a sua prova, visto que os seus adversários se encontravam num patamar inferior do pódio, proporcionando ao francês o sabor de um merecido triunfo.
Fazendo de tudo, na última subida, Pedro Salvador tentou andar mais rápido mesmo com pneus de chuva, mas acabou por fazer um pião e deixar que a vitória “nacional” fosse para Paulo Ramalho, que acabou por vencer a categoria CN, batendo os tempos de Lionel Champelovier, que efectuou a última subida com a pista ainda mais molhada.
O pódio foi concluído por Simone Faggioli ao volante de um Osela PA 27 e Lazlo Szasz conduzindo um F3000 Nipon Reynard, António Nogueira, num Porsche 911 GT 2 venceu na categoria GT. Na categoria A a vitória foi para Nico Pulic, já na categoria N foi para Jakes Miroslav e na categoria SP foi para Petr Vojacek.
Esta prova foi organizada pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), em pareceria com a Região de Turismo da Serra da Estrela, Câmara da Covilhã e da empresa Turistrela, e promete voltar no próximo ano.


O francês conseguiu um novo recorde para esta prova
O francês conseguiu um novo recorde para esta prova


Data de publicação: 2008-05-27 00:02:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior