Voltar à Página da edicao n. 435 de 2008-05-27
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A exposição conta com diversas obras sobre fontes e chafarizes

Casa da Lagariça acolhe exposição de pintura

Um vasto conjunto de trabalhos da autoria de Manuela Justino está patente ao público na Casa da Lagariça, em Castelo Novo. Quadros que pretendem ser uma homenagem a fontes, chafarizes e correntes de água, estão expostos até 24 de Junho.

> Eduardo Alves

São linhas de águas que podem ser vistas como linhas de ouro. São linhas que transformam a tela e dão vida ao branco estático. É numa tentativa de reter o “sopro de água” que Manuela Justino pintou um conjunto de quadros sobre as fontes, os chafarizes e as correntes de água.
Um trabalho que está agora patente ao público na Casa da Lagariça, em Castelo Novo, até ao próximo dia 24 de Junho e que tem como objectivo “procurar sensibilizar as pessoas e entidades competentes para a fruição, recuperação e preservação destes espaços e da sua essência”, diz a autora das obras.
Para além destas metas há também toda uma sensibilização para a apresentação e materialização de propostas culturais e educativas centradas no entorno e na temática desta mostra.
Manuela Justino nasceu em Castelo Novo e frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e em 1975 licenciou-se em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Dedicou-se desde 1970 à investigação e à prática da tapeçaria. Executou peças de grandes dimensões, uma das quais serviu, em 1981, para a capa da revista e do cartaz de divulgação da XII Conferência Permanente dos Ministros Europeus de Educação. Em 1971 iniciou a sua carreira docente. Em 1987 e 1988 esteve destacada no Ministério da Educação – Gabinete de Projectos do Centro de Recursos do Ensino Integrado, onde participou em projectos para crianças do ensino especial. É animadora sócio cultural. Desde 1975 que se dedica à pintura e fotografia. Actualmente é professora efectiva na Escola Mário Sá Carneiro.


A exposição conta com diversas obras sobre fontes e chafarizes
A exposição conta com diversas obras sobre fontes e chafarizes


Data de publicação: 2008-05-27 00:02:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior