Voltar à Página da edicao n. 436 de 2008-06-03
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
A Aleia vai começar por montar a aeronave da Dyn Aero

Instalações da nova fábrica arrancam em Outubro

Jean Quiquempoix, presidente da Aleia, uma empresa construtora de aviões que vai instalar uma fábrica na Covilhã explicou ao Urbi todo o calendário do novo projecto.

> Eduardo Alves

Segundo o principal responsável da Aleia, está já escolhida a sociedade construtora da nova fábrica da Covilhã. Neste momento “temos duas fases de preparação de projectos a decorrer em paralelo. A principal delas passa pelo novo avião que já a ser desenvolvido”. Segundo o presidente da Aleia os estudos para esta aeronave arrancaram há bem pouco tempo, mas serão muito mais demorados do que a instalação da nova fábrica. “Nos nossos planos, e como o motor deste aparelho já está terminado desde 2002, o protótipo de testes poderá ser apresentado 2010 e a certificação para o arranque da construção do mesmo deverá ocorrer em 2013”.
Todavia, Jean Quiquempoix diz que “não queríamos vir para Portugal com uma pequena equipa de elementos que estão envolvidos neste novo produto. Daí que tenhamos desenvolvido os nossos contactos com a Dyn Aero para que possamos fazer outras operações”. Nasceu assim um segundo projecto que passa pela instalação na Covilhã de uma fábrica para a montagem do aparelho desenvolvido pela Dyn Aero “para o qual garantimos que em Abril ou Maio de 2009 vamos entregar já os primeiros aparelhos feitos aqui na cidade”. O presidente da Aleia adianta que “já temos o terreno, já escolhemos a sociedade que vai construir as instalações e esperamos lançar a primeira pedra desta obra no mês de Outubro, mês da Covilhã”.

[Voltar]


A Aleia vai começar por montar a aeronave da Dyn Aero
A Aleia vai começar por montar a aeronave da Dyn Aero


Data de publicação: 2008-06-03 00:18:02
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior