Voltar à Página da edicao n. 437 de 2008-06-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
 
O Teatro das Beiras vai apresentar

Teatro das Beiras apresenta “Catavento”

Está marcada para o próximo dia 24 de Junho a estreia de “Catavento” a mais recente produção do Teatro das Beiras. Um espectáculo que decorre ao ar livre.

> Eduardo Alves

Depois do sucesso do espectáculo de rua “Piratas! o Mistério de Maria de la Muerte”, escrito por Graeme Pulleyn e Helen Ainsworth, e encenado por Graeme Pulleyn, o Teatro das Beiras volta a apostar nos autores, e produz um espectáculo para o ar livre, inspirado no tema da energia eólica.
A 73ª produção da companhia covilhanense tem encenação de Graeme Pulleyn, adereços e figurinos de Helen Ainsworth, cenários de Kevin Plumb e interpretação de Fernando Landeira, Paulo Miranda, Sónia Botelho e Teresa Baguinho.
Este novo trabalho desenvolve-se entre a mitologia e a ciência. “Catavento” relata de uma forma popular e enérgica, brejeira até, o conflito entre o velho e o novo, o tradicional e o inovador, o antigo e o moderno, com toda a força de um choque frontal.
À primeira vista, nada sugere ao engenheiro, que uma pequena mulher, enrugada e de maneiras mansas, representa maior obstáculo do que qualquer um dos serranos, que lhe venderam, doaram, alugaram pedaços de montanha, rochosas e inférteis, para a implantação da mais alta das tecnologias, para a vitória rompante da energia eólica. Mas engana-se.
O que se segue é uma batalha titânica. Toda a temerosa força do poder multinacional, contra a frágil individualidade de uma só mulher em fim de vida.
Graeme Pulleyn, encenador desta peça, é um actor e dramaturgo inglês que nasceu em Doncaster, Inglaterra, país onde se licenciou em Estudos Teatrais e das Artes Dramáticas.
No início da década de noventa, este inglês que veio estagiar para Portugal, para uma serra, fazendo Animação Cultural depressa se apaixonou por aquelas pessoas e de cá não saiu mais. Na aldeia de Campo Benfeito, concelho de Castro Daire, foi co-fundador do Teatro Regional da Serra de Montemuro. Ali permaneceu durante quinze anos.
Presentemente é docente de Expressão Dramática na Escola Superior de Educação da Guarda.

> divulga @ teatrodasbeiras . pt em 2008-06-16 18:28:22
Graeme Pulleyn não é mais professor no Politécnico. agradeço a rectificação. Cumprimentos, Teatro das Beiras


O Teatro das Beiras vai apresentar
O Teatro das Beiras vai apresentar "Catavento" dia 24 de Junho


Data de publicação: 2008-06-10 00:02:23
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior