Estatuto Editorial | Editorial | Equipa | O Urbi Errou | Contacto | Arquivo | Edição nº. 438 de 2008-06-17 |
A infografia multimédia interactiva pode ser definida como um elemento informativo que facilita a compreensão de acontecimentos, dados ou artefactos através da integração de elementos icónicos e tipográficos numa unidade coerente e navegável pelos usuários.
Este tipo de infografia é o único género jornalístico criado pelo webjornalismo e merecia ser mais explorado pelas publicações online, mas não é isso que acontece. São poucos os jornais que integram infografias nas suas edições online e quando as utilizam ficam muito aquém das potencialidades deste género.
Em parte, a fraca utilização da infografia deve-se à falta de recursos humanos preparados para produzir este tipo de conteúdos. Justamente por isso, na adaptação dos cursos de Design Multimédia e de Ciências da Comunicação a Bolonha, foi introduzida a disciplina de Infografia Multimédia para Jornalistas. O plano era colocar jornalistas e designers a trabalhar em conjunto num tipo de conteúdo que começa a ter uma grande procura, e com isso abrir novas oportunidades de emprego para os licenciados da UBI. Ainda é cedo para se perceber se aposta foi bem sucedida em termos de emprego, mas no campo da produção os resultados começam a surgir.
Para mostrar o que de melhor se faz nesta disciplina, a partir de hoje publicamos infografias produzidas pelos alunos de Design Multimédia. Os objectivos são enriquecer o conteúdo do jornal, mas também tornar público o trabalho realizado pelos alunos no âmbito da disciplina de Infografia Multimédia para Jornalistas.
Mais do que os diplomas recebidos em conferências, os empregadores querem ver o trabalho desenvolvido pelos licenciados durante o seu percurso académico. As infografias que agora publicamos, tal como as notícias publicadas ao longo do ano, são a resposta ao interesse dos empregadores e uma prova viva da qualidade dos nossos estudantes.
Multimédia