Voltar à Página da edicao n. 439 de 2008-06-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 439 de 2008-06-24   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O traje académico vai ser habitual às quartas

Tradição Académica volta à UBI

Está de volta uma das mais significativas tradições “as quartas-feiras académicas”.

> Raquel Carvalho

O núcleo de Economia da Universidade da Beira Interior está a promover o uso do traje académico durante as quartas-feiras, numa tentativa de revitalizar uma antiga tradição universitária.
Esta iniciativa conta com parcerias de outros núcleos da universidade, com o objectivo de recuperarem uma tradição académica que ao longo dos anos se tem vindo a perder.
A ideia das quartas-feiras académicas “já existia”. Segundo Gonçalo Marques, presidente do núcleo de Economia, “antigamente as pessoas participavam nesta iniciativa com grande espírito académico”, usavam o traje e iam para a universidade, para as aulas, e no final davam uma volta pela cidade com o traje académico.
Esta iniciativa ainda não despertou ainda o interesse desejado por parte dos estudantes, que andam mais vezes trajados na altura da latada, da recepção ao caloiro. “Nas outras universidades vê-se muito mais isto”, defendem. No entanto, o presidente do núcleo de Economia refere que “é um começo, que se poderá desenvolver, para que muitas mais pessoas possam andar trajadas na nossa universidade”.
Para Gonçalo Marques, o traje académico “é o símbolo máximo”, é a roupa tradicional de um estudante, “é a nossa identidade enquanto estudantes da Universidade da Beira Interior”, destacando que “temos um traje único no país”.


O traje académico vai ser habitual às quartas
O traje académico vai ser habitual às quartas


Data de publicação: 2008-06-24 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior