Voltar à Página da edicao n. 440 de 2008-07-01
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 440 de 2008-07-01   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
José Freire há mais de 20 anos que se dedica a esta arte

Arte do “Azulejo Alicatado” em exposição no CHCB

José Freire, natural do Fundão e a residir actualmente em Azeitão, é o autor da exposição de azulejo “alicatado”, que o Centro Hospitalar Cova da Beira apresenta ao público até 11 de Julho, no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã.

> Eduardo Alves

As obras expostas são fruto de uma técnica muito popularizada nos séculos XVI e XVII, mas que dada a grande complexidade e morosidade de execução se foi perdendo no tempo.
Sublinhe-se que a técnica do azulejo “alicatado” consiste em agrupar fragmentos de cerâmica vidrada cortados em diferentes tamanhos, formas geométricas e cores, com a ajuda de um alicate, daí o termo “alicatado”, o que confere a estes trabalhos uma espécie de simbologia ancestral, riqueza cromática e um enorme sentido cenográfico.
Os últimos vinte anos da vida de José Freire têm sido dedicados à descoberta e aperfeiçoamento da monumental técnica do “alicatado” pelo que as suas obras são o resultado dessa dedicação, mas também da inspiração colhida em várias correntes da azulejaria. De entre os trabalhos apresentados, elaborados unicamente com pedaços de azulejos (sem utilização de tintas), destaca-se a recriação de pinturas de artistas célebres, desenhos de ilustres senhores da literatura portuguesa, designadamente Fernando Pessoa, Camilo Castelo Branco e Luís de Camões, a par os seus próprios e exclusivos originais.
Por isso já sabe, não deixe de passar pelo Hospital e apreciar as obras de José Freire que acima de tudo, deseja ver reconhecida uma área da azulejaria que segundo o próprio, prima pelo cariz nobre e antigo da técnica utilizada.


José Freire há mais de 20 anos que se dedica a esta arte
José Freire há mais de 20 anos que se dedica a esta arte


Data de publicação: 2008-07-01 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior