Voltar à Página da edicao n. 441 de 2008-07-08
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 441 de 2008-07-08   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
José Páscoa, ao centro, aquando da apresentação da sua tese de doutoramento na UBI

Docente de Electromecância na Agência para a Energia Nuclear

José Páscoa, docente do Departamento de Electromecânica da UBI foi nomeado para o lugar de liaison officer da Agência para a Energia Nuclear da OCDE.

> Eduardo Alves

Um docente do Departamento de Electromecânica da Universidade da Beira Interior foi nomeado para um cargo na Agência para a Energia Nuclear. José Páscoa vai desempenhar funções de liaison officer na NEA. A Nuclear Energy Agency é uma agência especializada da OCDE constituída por 28 países e sediada em Paris, França. A NEA, com um financiamento anual superior a 13 milhões de euros, promove a investigação para uso pacífico da energia nuclear. Com vista a atingir esse objectivo a organização compreende um fórum para partilha de informação, experiências e co-operação internacional e ainda um centro de excelência para apoiar a investigação no domínio da energia nuclear ambientalmente limpa.
A nomeação deste docente da UBI deve-se aos trabalhos que este investigador tem produzido no domínio da Magneto-hidrodinâmica (MHD). A investigação, que chamou a atenção da NEA, refere-se ao desenvolvimento de um código computacional capaz de modelar o escoamento em plasmas, como os que se desenvolvem no interior dos reactores nucleares. Na presença de campos magnéticos o plasma comporta-se como um fluido condutor de características especiais. A realização de ensaios experimentais neste tipo de ambientes é extremamente dispendiosa e arriscada. Assim sendo, a criação de modelos computacionais que permitam descrever este tipo de escoamento é vista como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento desta fonte de energia.


José Páscoa, ao centro, aquando da apresentação da sua tese de doutoramento na UBI
José Páscoa, ao centro, aquando da apresentação da sua tese de doutoramento na UBI


Data de publicação: 2008-07-08 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior