Voltar à Página da edicao n. 442 de 2008-07-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 442 de 2008-07-15   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A UBI tem 1260 novas vagas para o próximo ano lectivo

UBI continua a crescer

Já são conhecidas as vagas para o próximo ano lectivo. A UBI oferece 1260 lugares distribuídos por 28 cursos. Para além dos números, destaque para duas novas licenciaturas em Biotecnologia e Estudos Portugueses e Espanhóis.

> Eduardo Alves

São 1260 novos lugares que Manuel José dos Santos Silva, reitor da UBI, espera preencher na totalidade. A instituição de Ensino Superior covilhanense continua a registar um aumento no número de lugares disponíveis para os candidatos que optarem por escolher um dos 28 cursos oferecidos pela UBI Segundo o responsável máximo pela instituição, este ano, “existem dois novos cursos, o de Biotecnologia e o de Estudos Portugueses e Espanhóis”, registando-se ainda “um acréscimo de dez vagas no curso de Arquitectura e outras dez em Medicina”. Estas alterações estão relacionadas com as condicionantes do despacho de fixação de vagas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, documento “que é claro e diz que nenhuma instituição do Ensino Superior pode ter um número superior de cursos em relação ao ano anterior e também não pode ter um número de vagas superior”, explica Santos Silva. A excepção na UBI foi a Medicina e a área da Ciência e Tecnologia, mas neste caso cresceu à custa de vagas disponibilizadas por outros cursos.
O reitor da instituição covilhanense lembra que “a Arquitectura teve uma boa performance no ano anterior e um número significativo de candidatos em primeira opçãos e por isso conseguiu-se um aumento do número de lugares disponíveis para novos alunos”. Também a Medicina, como o curso mais procurado a nível nacional, conseguiu crescer.
Números que, ainda assim, se devem também à não abertura do curso de Matemática, uma licenciatura “que nenhuma universidade no Interior oferece”. A fraca procura registada nos últimos anos levou a que fosse o próprio ministro da tutela a ditar a não abertura de vagas para este curso. Os esforços do reitor da UBI para manter a Matemática em funcionamento passaram inclusive por garantir a sustentação financeira desta licenciatura, com fundos da instituição, até porque, no entender de Santos Silva “faz todo o sentido existir uma formação de professores nesta área”.
Este ano a UBI apresenta duas novas licenciaturas: Estudos Portugueses e Espanhóis e Biotecnologia. O curso de Biotecnologia oferece “uma formação, de alguma forma, ligada à saúde e à parte alimentar”, explica o reitor. Santos Silva mostra-se bastante confiante nesta nova aposta e explica que “a UBI começa a ter aqui uma espécie de um cluster nesta área, uma vez que já existe a Bioquímica, as Ciências Farmacêuticas, as Ciências Biomédicas e a própria Medicina”. Do ponto de vista deste responsável, as instituições de Ensino Superior “sobretudo, as do interior, têm de se adaptar as formações procuradas pelos alunos e às necessidades do País” e estes novos cursos vêm preencher novas procuras por parte dos futuros universitários. Santos Silva lembra que “uma universidade, no Interior, como a nossa, tem de estar extremamente atenta à procura dos alunos. Somos das poucas, ou provavelmente a única universidade que nunca decresceu em termos de alunos e isso deve-se a uma estratégia clara de ir encaminhando as formações que oferecemos para as necessidades, para as tendências dos alunos e tem sido isso que nos tem levado a captar um número significativo ao longo dos anos. Não nos podemos esquecer que a nossa localização geográfica nos fragiliza imenso e portanto temos de estar muito atentos e temos de ter uma estratégia clara para a captação de alunos”.A UBI oferece, para esta primeira fase, 40 vagas para Bioquímica; 35 para Biotecnologia; 35 para Ciência Política e Relações Internacionais; 50 para Ciências da Comunicação; 40 para Cinema; 40 para Design de Moda, 30 para Design Industrial; 40 para Design Multimédia; 50 para Economia; 60 para Engenharia Civil; 40 para Engenharia Electromecânica; 55 para Engenharia Informática; 20 para Engenharia Têxtil; 20 para Filosofia; 60 para Gestão; 35 para Marketing; 45 para Optometria – Ciências da Visão; 40 para Psicologia; 35 para Química Industrial; 40 para Sociologia; 30 para Tecnologias e Sistemas de Informação; 75 para Arquitectura; 60 para Ciências Biomédicas; 50 para Ciências Farmacêuticas; 60 para Ciências do Desporto; 35 para Engenharia Aeronáutica; 115 para Medicina e 35 para Estudos Portugueses e Espanhóis.

Actualização: Os candidatos ao Ensino Superior que pretendam ingressar na UBI podem agora esclarecer as dúvidas no fórum criado pelo Gabinete de Relações Públicas da Instituição.

> heltonestevam @ ig . com . br em 2008-07-21 19:50:44
sou universitário no brasil, como faço para me transferir para esta universidade


A UBI tem 1260 novas vagas para o próximo ano lectivo
A UBI tem 1260 novas vagas para o próximo ano lectivo


Data de publicação: 2008-07-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior