Voltar à Página da edicao n. 442 de 2008-07-15
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 442 de 2008-07-15   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A Casa dos Magistrados recebe esta mostra

Aluno da UBI mostra Timor

Carlos Costa é aluno da Universidade da Beira Interior e autor de um conjunto de quadros que pretendem mostrar as belezas da ilha timorense. A obra do jovem artista está patente na Casa dos Magistrados até dia 31 de Julho.

> Eduardo Alves

Carlos Costa nasceu em Same, uma cidade de Timor Leste, em 1986. Aos cinco anos de idade, as circunstâncias da vida levaram-no até Dili, a capital do mais jovem país, onde começou os seus estudos, na Escola de Metinaro.
Quis o destino que os seus caminhos se cruzassem com os do professor Mário Plácido, docente que lhe iria ensinar a Língua Portuguesa. Depois de uma primeira passagem pela Escola de Metinaro, Carlos Costa decidiu frequentar a Escola de Arte Moris, em Timor. Foi precisamente nesse estabelecimento de ensino que diz ter encontrado a sua verdadeira vocação, “a pintura”. A esta arte foi juntando e aprofundando o gosto pelo estudo da Língua Portuguesa.
Entre a tela e o pincel, entre o verbo e o substantivo, Carlos Costa ficou conhecido na Escola Profissional da Ilha de São Jorge, nos Açores, quando decidiu enviar dois dos seus quadros e em 2004, quando as relações entre esta localidade insular portuguesa e Metinaro se estreitaram. Surgiu também nessa altura o desafio de vir para Portugal, o qual aceitou “com a esperança de encontrar um futuro melhor”.
Inevitavelmente, foi nos Açores que descobriu a pintura como forma de atenuar a saudade da “ilha - mãe, da família e da cultura” com a qual se identificava. Carlos entrou nas telas, nos pincéis e nas tintas uma forma de recordar ambientes, padrões, gentes e tradições que só voltará a ver quando finalizar a sua licenciatura em Arquitectura, na UBI. A mostra do jovem artista está patente na Casa dos Magistrados, até ao próximo dia 31 de Julho, entre as 9 e as 18 horas.


A Casa dos Magistrados recebe esta mostra
A Casa dos Magistrados recebe esta mostra


Data de publicação: 2008-07-15 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior