Voltar à Página da edicao n. 450 de 2008-09-09
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 450 de 2008-09-09   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A UBI organiza, pela primeira vez, um encontro nacional de saneamento básico

Ministro do Ambiente vem à UBI

O programa final do 13º Encontro Nacional de Saneamento Básico, que terá lugar na UBI, no próximo mês de Outubro, ainda não está terminado. Mas a presença de Francisco Nunes Correia, ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional parece estar já assegurado.

> Eduardo Alves

Francisco Nunes Correia, ministro do Ambiente deve visitar a UBI no próximo mês de Outubro. A deslocação do responsável por esta pasta prende-se com a participação deste no 13º Encontro Nacional de Saneamento Básico. Um evento que está a ser organizado por dois docentes do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECA).
A Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária (APESB) entendeu que este era o momento “mais oportuno” para a Universidade da Beira Interior realizar este encontro nacional, daí que a Covilhã vá acolher mais de 500 congressistas durante quatro dias de trabalho. Uma actividade de índole científica que vai decorrer na Faculdade de Ciências da Saúde entre os dias 14 e 17 de Outubro.
António Albuquerque e Cristina Fael, docentes da área de Hidráulica e Ambiente no Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECA), da instituição covilhanense, coordenaram todo o processo de organização desta jornada, que se realiza pela primeira vez na Covilhã. O evento pretende discutir as novas opções estratégicas em matéria de gestão de águas e de resíduos sólidos, em especial as directa ou indirectamente relacionadas com a evolução da regulação do sector, do mercado e dos preços, a sustentabilidade de modelos de gestão. Mas também, a contratação externa para actividades do sector, as perspectivas de empregabilidade e a importância das empresas para o desenvolvimento regional, “sem esquecer os aspectos relacionados com os impactos das alterações climáticas e a preservação da saúde pública”, sublinha Albuquerque.
A reflexão e discussão daqueles tópicos serão materializadas “através da realização de uma sessão especial, dois painéis e seis sessões técnicas, distribuídas por quatro dias”. Um dos pontos que a organização faz questão de destacar é o da participação de delegações dos países da CPLP.
Durante os quatro dias em que decorre o encontro vão ser apresentados diversos trabalhos de investigação e também conclusões de estudos científicos, levados a cabo por equipas ou profissionais de todo o País. António Albuquerque sublinha a importância do tema, uma vez que “o abastecimento de água, o saneamento de águas residuais e a recolha, tratamento e confinamento de resíduos sólidos urbanos são actividades cada vez mais essenciais ao bem-estar público, às actividades económicas e à preservação do ambiente”, começa por dizer António Albuquerque. A APESB tem vindo a identificar, com este tipo de encontros, que “as alterações observadas nos últimos anos ao nível da infraestruturação, das exigências na qualidade de serviço, da criação de soluções integradas e da requalificação ambiental têm contribuído para o desenvolvimento regional e suscitaram o empenhamento e participação dos vários agentes daqueles sectores”, explica também o docente do DECA. O 13º ENaSB poderá juntar mais de meio milhar de participantes, entre responsáveis e técnicos de organismos da administração central, regional e local, de empresas municipais e multimunicipais, empresas privadas de consultoria, fornecimento de equipamentos e serviços, investigadores, docentes e estudantes.
De acordo com o presidente do DECA, João Castro Gomes, este evento reveste-se “de grande interesse para o País em virtude de todas as reflexões que dizem respeito à gestão de águas e de resíduos sólidos serem importantes na procura de um futuro ambientalmente sustentável, em que o resíduo se torna matéria-prima, e da utilização racional dos recursos naturais, como é o caso da água”. Por outro lado, a sua realização na UBI, com a participação de um elevado número de congressistas e a divulgação pelos meios de comunicação internacionais, “só prestigiará a nossa instituição”, acrescenta.O principais temas em debate passam pelos “Modelos de Gestão e Financiamento em Águas em Portugal”, pelas “Soluções de saneamento apropriadas para regiões de baixa densidade populacional”, pela “Gestão técnica de águas e resíduos nos países da CPLP”, para além de temas gerais como o abastecimento de água, as águas residuais e pluviais, os resíduos sólidos, os impactos das alterações climáticas nos sistemas de água e saneamento e os sistemas de informação, qualidade de serviço e certificação.


A UBI organiza, pela primeira vez, um encontro nacional de saneamento básico
A UBI organiza, pela primeira vez, um encontro nacional de saneamento básico


Data de publicação: 2008-09-09 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior