Voltar à Página da edicao n. 451 de 2008-09-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 451 de 2008-09-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Analisar o empreendedorismo regional é um dos objectivos desta conferência

Empreendedores reúnem na UBI

É uma das mais importantes conferências, a nível mundial, sobre empreendedorismo. Um evento que está a ser preparado há já algum tempo por docentes da UBI e que vai trazer à Covilhã, alguns dos mais conceituados investigadores da área. A iniciativa pretende também demonstrar o papel do empreendedorismo no desenvolvimento regional.

> Eduardo Alves

Há muito que o palavrão “empreendedorismo” tem vindo a ganhar lugar na linguagem, sobretudo das universidades, das empresas e das novas tecnologias. É precisamente para falar sobre este conceito e demonstrar a sua importância que a UBI vai acolher uma das mais importantes reuniões de “entrepreneurship”, à escala mundial.
O evento está a ser preparado há já largos meses, por Mário Raposo, vice-reitor da UBI e docente no Departamento de Gestão e Economia e da UBI e João Leitão, docente do Instituto Superior Técnico. São muitos os nomes sonantes e ainda mais os trabalhos científicos de “reconhecido mérito” que vão dar forma ao “Rent XXI – Research in Entrepreneurship and Small Business”. Um encontro que tem, entre os seus objectivos, “discutir as mais recentes investigações mundiais, no âmbito do empreendedorismo”.
Um destes pontos ganha ainda mais relevo numa região do interior do País, como é a Covilhã, uma vez que “também se pretende descortinar qual será o papel deste conceito, ao nível do impacto do desenvolvimento das regiões, a nível da criação de emprego, da geração de start-up’s, todas estão temáticas vão ser abordadas nesta conferência onde vão estar os mais conceituados nomes da área”, sublinha Mário Raposo.
O tópico do “entrepreneurship” como motor de desenvolvimento regional, escolhido pelos organizadores, para servir de linha de orientação nos três dias de trabalho, surge depois de “se constatar, um pouco por toda a Europa, que o aparecimento deste tipo de empresas tem contribuído para que as regiões mais interiores tenham um desenvolvimento mais rápido que outras regiões”, sublinha o vice-reitor e organizador do evento. A UBI conta também, na organização deste evento com o apoio do European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM). Um trabalho que passa também pelo European Council for Small Business and Entrepreneurship (ECSB), organismo co-organizador da iniciativa.
Estando a UBI localizada numa região interior “achámos que era interessante abordar a temática do empreendedorismo tendo em conta o desenvolvimento regional”. Para além desta temática, mais 19 áreas de investigação vão estar em análise e ser alvo de apresentação de trabalhos científicos e discussão de resultados.
Na perspectiva dos organizadores, esta conferência é muito importante na área do empreendedorismo, a nível mundial, mas vai ser realizada na UBI, “sobretudo porque as investigações que os docentes da instituição têm feito e apresentado em diversos eventos internacionais, ganharam destaque e peso científico”. Factos levados em conta, na hora de avaliar a credibilidade científica da instituição a nível internacional.
Mário Raposo lembra ainda que “na região, começamos agora a notar que o trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos anos está a dar origem a empresas tecnológicas com grande dinamismo que saem de ideias geradas na universidade por professores, por alunos, ou investigadores”.
A conferência que irá decorrer entre 20 e 21 de Novembro, no Edifício das Engenharias conta também, em paralelo, com um workshop para alunos de doutoramento desta área, também internacional, no dia 22.


Analisar o empreendedorismo regional é um dos objectivos desta conferência
Analisar o empreendedorismo regional é um dos objectivos desta conferência


Data de publicação: 2008-09-16 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior