Voltar à Página da edicao n. 455 de 2008-10-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 455 de 2008-10-14   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Mais de 70 magistrados participaram no evento

Escape liberta juízes

O clube Escape Livre, da Guarda, organizou o segundo passeio TT Juízes Portugueses. Um evento que contou com a presença de mais de 70 magistrados de todo o País.

> Eduardo Alves

Descobrir e visitar um diversificado património histórico, cultural, paisagístico e gastronómico dos concelhos de Trancoso, Foz Côa e Sernancelhe foram algumas das metas do II Passeio TT Juízes Portugueses. Um evento promovido através do Clube Escape Livre que reuniu em ambiente de convívio, magistrados judiciais de todo o País.
Com o “tribunal” instalado no Hotel Turismo em Trancoso as “audiências” deste passeio TT dos Juízes Portugueses prolongaram-se de sexta-feira ao fim da tarde até domingo passado com a necessidade de inúmeras “deslocações aos locais” de forma a avaliar correctamente os “factos” que ditaram esta reunião de 70 magistrados conduzindo 19 viaturas 4x4 em terras do interior.
Assim e para fazer “justiça” ao património, em Trancoso já ao pôr-do-sol teve lugar uma visita guiada ao centro histórico permitindo aos que chegaram mais cedo conhecer melhor a terra onde o Rei D. Dinis desposou a Rainha D. Isabel. Momento também aproveitado para uma sessão de esclarecimento sobre o Parque Arqueológico do Vale do Côa.
No sábado o percurso todo-o-terreno era intervalado com várias paragens para admirar a paisagem, fazer visitas culturais ou simplesmente descansar provando um figo seco acompanhado de um vinho do Porto. Assim foi, respectivamente, no alto da Capela de S. Gabriel, no núcleo de gravuras de Penascosa e na Quinta da Erva Moira.
O almoço foi servido em Foz Côa e deu novo alento para os trilhos da tarde que serpentearam ao longo do Rio Douro até às ruínas romanas do Prazo e depois até Numão onde alguma emoção acompanhou o trilho de descida do Castelo.
Ao jantar o grupo de fados da Guarda animou a noite onde foram alguns os magistrados que mostraram estar tão à vontade a cantar o fado como a proferir sentenças.
Finalmente a manhã de Domingo foi de “peregrinação” a Sernancelhe e aos seus variados santuários com destaque para o de Nossa Senhora da Lapa onde nos claustros do convento decorreu o almoço de encerramento. Antes, o presidente desta autarquia serrana, José Mário, recebeu a comitiva no centro cultural onde se assistiu a um filme sobre o concelho tendo igualmente tido lugar uma visita guiada ao centro histórico.
Para António Martins, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses “conseguisse reunir um conjunto de pessoas que, no dia a dia dos tribunais se encontram noutro tipo de tarefas e funções. Foi muito agradável encontrarmo-nos de forma diferente num passeio organizado pelo Clube Escape Livre”.


Mais de 70 magistrados participaram no evento
Mais de 70 magistrados participaram no evento


Data de publicação: 2008-10-14 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior