Voltar à Página da edicao n. 458 de 2008-10-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 458 de 2008-10-28   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Convento de Belmonte vai confeccionar diversas espécies de cogumelos

Convento de Belmonte promove festival gastronómico

A cozinha gourmet do Convento de Belmonte está a promover um festival dedicado a um dos produtos silvestres mais conhecidos da região. Até Dezembro podem-se degustar vários pratos confeccionados com base nos cogumelos silvestres.

> Eduardo Alves

É por entre os pinhais da Serra da Esperança, que serve de abrigo ao Convento de Belmonte, que são apanhados alguns dos cogumelos silvestres. Alguns apenas, porque, nestas alturas, desde há largos séculos, que as gentes da Beira recolhem este produtos natural e o transformam num dos mais apreciados pratos sazonais.
Desta vez, o restaurante gourmet, integrado na pousada Convento de Belmonte, decidiu promover um festival gastronómico com este produto. Até Dezembro, um vasto leque de pratos confeccionados pelo chefe Valdir Dudek Lubave, vão estar à disposição dos apreciadores do cogumelo silvestre.
Este cozinheiro natural do Paraná, Brasil, está em Belmonte desde a abertura da pousada, em 2003. A chefiar a cozinha do restaurante, tem desenvolvido um trabalho com base na recuperação de antigos pratos e ingredientes regionais. Desta vez, o cogumelo foi o contemplado.
Este festival do cogumelo, adiantam os responsáveis pela pousada, “pretende ser um tributo ao nobre povo da Beira Interior que soube preservar e transmitir alguns saberes sobre cogumelos e a sua cozinha”. Valdir Lubave acrescenta ainda que os pratos confeccionados no âmbito deste festival estão marcados “pelos saberes da apanha, preparação e confecção do cogumelo, que ajudam a libertar aromas e sabores surpreendentes, deliciando todos os que tiverem oportunidade de os degustarem”.
Morquela Cónica, Amanita Caesarea, Tricoloma Equestre, Boletus Aereus, Boletus Badius e Boletus Edueis são alguns dos produtos que vão estar sobre a mesa dos visitantes deste restaurante. 


O Convento de Belmonte vai confeccionar diversas espécies de cogumelos
O Convento de Belmonte vai confeccionar diversas espécies de cogumelos


Data de publicação: 2008-10-28 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior