Voltar à Página da edicao n. 459 de 2008-11-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 459 de 2008-11-04   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Médicos de todo o País vão estar reunidos na Covilhã

CHCB recebe o terceiro congresso médico

O hospital Pêro da Covilhã vai ser o centro nevrálgico de mais um Congresso Médico do CHCB. Um evento que decorre entre os dias 7 e 8 de Novembro e que conta também com as VII Jornadas de Gastrenterologia e IV Jornadas de Cardiologia.

> Eduardo Alves

Vão ser dois dias dedicados à apresentação dos mais recentes desenvolvimentos nas várias áreas da Medicina. Entre 7 e 8 de Novembro o auditório do Hospital Pêro da Covilhã acolhe mais um congresso médico que conta, na sua maioria, com a participação de profissionais da região. Em simultâneo e inseridas neste evento, realizar-se-ão também, as VII Jornadas de Gastrenterologia e IV Jornadas de Cardiologia.
Este encontro, organizado pelo Departamento de Medicina do CHCB, tem como objectivo, proporcionar aos conferencistas convidados, provenientes de vários do país e a toda uma plateia de profissionais e estudantes de medicina e de enfermagem, a transmissão de conhecimentos e práticas. Para além disso, a organização espera ainda “reunir e dar expressão aos profissionais das mais variadas áreas clínicas e ainda promover a discussão alargada de temas como: “a Cardiologia na Prática Clínica”;  “Zoonoses – Clínica Diagnóstico e Terapêutica - Aspectos Práticos”; “O Momento da Medicina Paliativa”; “Síndrome do Cólon Irritável”; “Hemorragia Digestiva”; “Grandes Síndromes Reumatológicos”; “A Cefaleia na Prática Clínica”; “Dietas Hipoglucídicas Cetogénicas: seu interesse em Medicina Hospitalar”; “Alergias Alimentares”; “Recomendações Actuais para Diagnóstico e Tratamento da Tuberculose Latente”; “Anemias: Um Tema Sempre Actual”.
O evento terá início, cerca das 10 horas, do próximo dia 7, com uma mesa intitulada “Cardiologia na Prática Clínica”, nesta participam Luís Oliveira, com um intervenção intitulada “Diagnóstico não invasivo na doença coronária”, João Cravino que vem falar sobre “Cirurgia Cardíaca: Concorrente ou Complementar da Hemodinâmica?” e Luís Elvas com “O Doente com Síncope”.
Cerca das 11.15 horas tem início uma palestra sobre “Zoonoses – Clínica Diagnóstico e Terapêutica - Aspectos Práticos”, que conta com a intervenção de Cristina Valente que falará “Rickettsioses”, Rita Faísca falará sobre “Brucelose”, Filomena Freitas apresenta uma comunicação sobre “Leptospirose” e Isabel Ramos fala sobre a “Malária”.
Uma hora mais tarde, decorre uma mesa sobre Medicina Paliativa com as intervenções de Lourenço Marques, que falará sobre “Cuidados Paliativos em Doenças não Oncológicas” e Carlos Borga falará sobre “Cuidados Paliativos na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados”.
No período da tarde, os trabalhos são retomados cerca das 14.30 horas com uma mesa subordinada à Gastrenterologia. José Medeiros apresentará uma comunicação sobre “Aspectos Fisiológicos e Fisiopatológicos do plexo nervoso entérico, na síndrome do intestino irritável”, Patrícia Duarte falará sobre “Dieta e aconselhamento na S.I.I.”, “Terapêutica do S.I.I.” é o tema da comunicação apresentada por Rui Ramos e “Interacção cérebro - intestino, na síndrome do intestino irritável(S.I.I.)” é o tema apresentado por Eduardo Pereira.
Cerca das 16.30 horas começa a mesa sobre “Hemorragia Digestiva”. “Hemorragia Digestiva Alta nas varizes Esófago – Gástricas” é o tema da comunicação apresentado por Rui Sousa, “Hemorragia Digestiva de causa Obscura” é o tema da comunicação de Rui Ramos e a mesa termina com a apresentação de Renato Pereira sobre “Hemorragia Digestiva Baixa”.
Para as 18 horas está marcada uma conferência subordinada ao tema: “Medicina, Ética e Humanização”, proferida pelo Monsenhor Vítor Feytor Pinto e presidida por D. Manuel Felício, Bispo da Diocese da Guarda.
No segundo dia, 8 de Novembro os trabalhos recomeçam cerca das 9:30 horas com uma mesa sobre “Reumatologia”. “Abordagem Clínica” é o trabalho apresentado por Margarida Oliveira, “Orientações Diagnósticas” é o tema da comunicação de Anabela Barcelos e “Orientações terapêuticas” é o trabalho de Luís Miranda.
Pelas 11.30 horas apresenta-se uma mesa sobre “Nutrição e Actividade Física”. “Cetogénese: a teoria e a prática” é o tema de Themudo Barata, a que se segue “Dietas cetogénicas na obesidade: vantagens e inconvenientes. Em que ficamos?”, por Flora Correia, “Outras aplicações clínicas das dietas cetogénicas”, por Margarida Proença “Estudo “ CERCO” – Cetogénese e Redução de Comorbilidades da obesidade, experiência do serviço e resultados obtidos”, por Cecília Vilaça, Rita Aleixo e Hugo Oliveira – estudantes de Mestrado e Doutoramento do SNAF do CHCB e ainda “Resultados na Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono” por Inês Vicente.
Pelas 14 horas segue-se uma mesa sobre “Imunoalergologia”. “Diagnóstico de tratamento de Alergias Alimentares” é um trabalho apresentado por Isabel Carrapatoso e “Novas perspectivas sobre a Anafilaxia” é o tema da comunicação de Ângela Gaspar.
Cerca das 15 horas tem lugar uma mesa sobre “Pneumologia”, com Maria de Jesus Valente a falar sobre “Recomendações actuais para Diagnóstico da Tuberculose Latente” e Eunice Magalhães a falar sobre “Recomendações actuais para o Tratamento da Tuberculose Latente”.
Pelas 16.30 horas fala-se sobre Medicina Interna, com o trabalho intitulado “Abordagem da Anemia” a ser apresentado por “Mirien Jossune”, “Anemia no Idoso”, a ser apresentado por Margarida Ascensão e “Abordagem Terapêutica das Anemias” a ser um trabalho da autoria de Telma Mendes e Juan Pedro Gomez. O encerramento dos trabalhos está previsto para as 17.30 horas.


Médicos de todo o País vão estar reunidos na Covilhã
Médicos de todo o País vão estar reunidos na Covilhã


Data de publicação: 2008-11-04 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior