Voltar à Página da edicao n. 459 de 2008-11-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 459 de 2008-11-04   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
As brigadas da energia estiveram no Serra Shopping

Brigadas de energia na Covilhã ajudam a poupar

Para mudar o comportamento dos consumidores portugueses e diminuir o consumo de energia eléctrica, a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor), em parceria com a ERSE (Entidade Reguladora do Sector Energético), desenvolveu o programa “Brigadas de Carbono”. A iniciativa começou no início do mês de Outubro e vai desenvolver-se durante o mês de Novembro.

> Rita Brito

A proposta das Brigadas de Carbono tem como objectivo promover uma campanha de informação sobre a necessidade de poupar energia eléctrica e foi apresentada, a estudantes, no passado dia 24 de Outubro, nas instalações do Serra Shopping na Covilhã. A acção foi conduzida por Ana Costa e Sílvia Raimundo, duas representantes da DECO.
As Brigadas de Carbono vão, assim, percorrer o País para incentivar os consumidores a proteger o meio ambiente e a poupar energia eléctrica.
Escolas, empresas e os cidadãos em geral são os públicos alvos a atingir. “É sempre importante recebermos esclarecimentos sobre esta temática. Nunca é de mais ouvirmos conselhos que podem vir a ter utilidade”, referiu Carlos Santos, um dos alunos presentes. Já Sílvia Raimundo explicou que estas sessões de esclarecimento são úteis para o quotidiano, e representam mais uma maneira de defender os recursos do planeta: “É cada vez mais importante a existência destas formações. As pessoas ficam esclarecidas e depois chegam à conclusão de que poupar é fácil e não custa nada”. 
Com este tipo de apresentações pretende demonstrar-se que facilmente podemos poupar electricidade e contribuir para a redução da emissão de gases, em particular de CO2 (dióxido de carbono). Deste modo, as responsáveis da associação portuguesa interagiram com os presentes e deixaram alguns conselhos que podem vir a ser úteis aos consumidores.  
A libertação de CO2 na atmosfera é um dos problemas ambientais que mais preocupam a sociedade, e naturalmente o aquecimento global foi outro dos pontos abordados. “Consumir bem para ter bom conforto, poupando dinheiro e o ambiente deve ser o lema a seguir no dia-a-dia. Para bem da economia e do ambiente”, afirmou Ana Costa.


As brigadas da energia estiveram no Serra Shopping
As brigadas da energia estiveram no Serra Shopping


Data de publicação: 2008-11-04 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior