Voltar à Página da edicao n. 459 de 2008-11-04
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 459 de 2008-11-04   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Tito Cardoso e Cunha e o júri das provas

A noção de autor na argumentação da crítica de cinema

"A noção de autor na argumentação da crítica de cinema" foi o tema da lição apresentada por Tito Cardoso e Cunha nas suas provas de Agregação, que decorreram no auditório da reitoria da UBI nos dias 22 e 23 de Outubro.

> Susana Goncalves

As provas de públicas para a obtenção do título académico de Agregado centraram-se em torno da problemática do crítico de cinema e do papel que este desempenha na opinião criada acerca de um filme, que pode levar a que o público veja ou não esse filme.
Na crítica cinematográfica, um dos argumentos que é mais frequentemente utilizado é a importância autor, que muito releva para a apreciação da obra.
"O autor como crítico de cinema, o autor como valor. A partir do momento em que essa qualidade de autor lhe é reconhecida, está-se necessariamente a reconhecer a qualidade do filme, o que levanta também problemas" defendeu Tito Cardoso e Cunha.
Durante algum tempo houve a ideia de que “bastava adaptar-se um grande clássico ao cinema para que necessariamente o filme fosse bom, mas rapidamente se percebeu que isso não era verdade" esclarece.
No final dos dois dias de provas, o candidato foi aprovado por um júri presidido por Manuel José dos Santos Silva, e composto ainda por Aníbal Augusto Alves, Catedrático da Universidade do Minho, António Carreto Fidalgo, Catedrático da UBI, José Carlos Gaspar Venâncio, Catedrático da UBI, José Nunes Esteves Rei, Catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Moisés Adão de Lemos Martins, Catedrático da Universidade do Minho, e Nelson Traquina, Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Tito Cardoso e Cunha e o júri das provas
Tito Cardoso e Cunha e o júri das provas


Data de publicação: 2008-11-04 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior