Voltar à Página da edicao n. 460 de 2008-11-11
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 460 de 2008-11-11   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O congresso contou com a participação de médicos de todo o País e alunos da FCS

Investigação médica em destaque na Covilhã

O III Congresso Médico do Centro Hospitalar da Cova da Beira, que decorreu na passada semana, na Covilhã, juntou clínicos e profissionais de saúde, de todo o País. Neste seminário onde ser debateram diversas áreas, estiveram em destaque as investigações realizadas na UBI e um programa informático que começa a suscitar o interesse além fronteiras.

> Eduardo Alves

Foram dois dias de debate onde o ensino da Medicina e a formação dos novos profissionais de saúde estiveram em destaque. As terceiras jornadas médicas que tiveram lugar no Hospital Pêro da Covilhã, contaram com a presença de clínicos de diversas áreas, que vieram das principais unidades hospitalares portuguesas “falar para um público muito especial”. Carlos Casteleiro, director do Hospital do Fundão, uma das unidades que compõem o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), é que o garante. O responsável pela organização destas jornadas que acolheram também as VII Jornadas de Gastrenterologia e as IV Jornadas de Cardiologia, explica que “uma das principais metas da organização passa por garantir a diversidade de temas e a presença de especialistas em diferentes matérias, com o intuito de promover seminários formativos, quer aos clínicos e profissionais do CHCB, quer também aos alunos da Faculdade de Ciências da Saúde”. Casteleiro garante mesmo que estas jornadas “foram organizadas a pensar neles”, ao ponto de “grande parte dos expositores que também marcam presença nesta actividade e dos patrocinadores da acção, terem sido sensibilizados para a presença destes futuros médicos”. Pedidos que tiveram como objectivo, “a mostra de investigações, de materiais e de outras novidades nas áreas médicas”.
Os participantes encontraram uma panóplia de exposições da área médica. Durante dois dias decorreram mesas de debate que abordaram temáticas desde a gastrenterologia, à tuberculose, passando pela pneumologia, e as anemias, até à nutrição e actividade física e a cardiologia com uma grande mesa. Uma das mesas que conseguiu mais participantes foi presidida por Monsenhor Feytor Pinto, o qual falou sobre Humanismo, Ética e Medicina.
Um outro ponto que marcou estas jornadas foi o da consolidação da Faculdade de Ciências da Saúde, “através do ensino e da investigação que aqui está a ser desenvolvida”. Neste ponto, um programa informático desenvolvido por dois antigos alunos da UBI, e vencedor do Criar'08, mereceu diversas apreciações por parte de clínicos e técnicos de saúde. O “Doctor HELP”, desenvolvido por João Casteleiro e Nuno Nobre, é um programa informático que analisa as imagens recolhidas durante um exame gástrico. Através de uma câmara especial, com a dimensão de um vulgar comprimido, todo o aparelho digestivo do paciente é “filmado”. Posteriormente, as imagens recolhidas são analisadas pelo programa informático que detecta hemorragias, pólipos ou outros sinais que podem ser cancerígenos.
Estas novas técnicas foram abordadas durante uma mesa de debate nas jornadas. Segundo Carlos Casteleiro, responsável pelo serviço de Gastrenterologia, este novo programa “está já a suscitar a curiosidade de diversos clínicos e também de empresas que estão interessadas na sua comercialização”. Um interesse que não se resume só ao território nacional. Depois da publicação de algumas notícias, quer na imprensa generalista, quer também nas revistas da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, “têm sido muitos os clínicos a contactar-nos para conhecer o programa. Profissionais dos Estados Unidos da América, da Áustria, da Alemanha e da França”, sublinha o médico especialista.
Os dois autores do programa, que venceram o prémio Criar’08, vão agora a França explicar todo o processo de desenvolvimento deste programa, para além da sua utilização.


O congresso contou com a participação de médicos de todo o País e alunos da FCS
O congresso contou com a participação de médicos de todo o País e alunos da FCS


Data de publicação: 2008-11-11 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior