Voltar à Página da edicao n. 462 de 2008-11-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 462 de 2008-11-25   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A vila do Tortosendo tem mantido o contacto com esta localidade francesa há vários anos

Tortosendo assina “pacto de amizade” em França

Uma comitiva da vila desloca-se na próxima semana a Saint Genis Laval, localidade com quem tem vindo a estreitar relações. No próximo ano prevê-se a geminação.

Uma comitiva do Tortosendo parte no dia 5 de Dezembro para França, onde vai ser assinado um “pacto de amizade” com a cidade de Sains Genis Laval, com vista à geminação das duas localidades no próximo ano.
A deslocação de “autarcas, industriais e gente da área educativa e cultural” acontece depois de escuteiros e escolas já terem estado em Sains Genis Laval este ano, em iniciativas de partilha de experiências.
“Será colocar no papel uma coisa que já é uma realidade”, salienta David Silva, da Junta de Freguesia do Tortosendo, para quem a futura geminação “é fruto dos vários intercâmbios realizados”. A formalização da ligação entre as duas localidades, explica, permite recorrer a apoios comunitários para continuar a estreitar relações. Nomeadamente no que toca a verbas para ajudar na logística.
A visita tem a duração de três dias e a assinatura do “pacto de amizade” é “o passo final com vista à geminação”. A intenção passa por, para além de fortalecer laços, pensar em eventuais parcerias comerciais. Com esse intuito, está previsto a comitiva encontrar-se em Sains Genis Laval com um empresário que importa artigos portugueses. “Esperamos que com este contacto possamos levar os nossos produtos regionais à zona de Lyon”, ambiciona David Silva. Nomeadamente na área da alimentação, bebidas e também embalagens.
O autarca da vila acrescenta que, resultado das boas relações entre as duas localidades, já há uma empresa sedeada no Parque Industrial do Tortosendo a vender para a zona de Saint Genis Laval.
Segundo David Silva, uma outra firma de promoção turística, instalada no Parkurbis, encetou contactos com agentes franceses para visitarem a região, na perspectiva de eventuais colaborações.
Tortosendo e Sait Genis Laval têm vindo a aproximar-se nos últimos anos e, há pouco mais de um ano, um grupo deslocou-se à vila covilhanense, onde durante alguns dias procurou conhecer melhor o concelho. A justificação para este entendimento está relacionada com o número significativo de gente do Tortosendo que emigrou para aquela zona de França.


A vila do Tortosendo tem mantido o contacto com esta localidade francesa há vários anos
A vila do Tortosendo tem mantido o contacto com esta localidade francesa há vários anos


Data de publicação: 2008-11-25 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior