Voltar à Página da edicao n. 462 de 2008-11-25
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 462 de 2008-11-25   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Vários alunos da instituição deram sangue para esta iniciativa

Recolha de sangue na UBI

No dia em que se celebrou o Dia Nacional do Dador Voluntário de Sangue, 25 de Novembro, esteve presente na Covilhã uma equipa do Instituto Português de Sangue (IPS) para proceder a mais uma recolha de sangue. A acção decorreu no Anfiteatro da Biblioteca da Universidade da Beira Interior.

> Rita Brito

Os dadores puderam contar com uma equipa de três médicos e dois enfermeiros. Segundo Paulo Sousa, um dos médicos presentes, a adesão foi boa. Foram cerca de 59 dadores que decidiram participar na iniciativa. Dessas 59 recolhas, 49 foram aprovadas. De entre os dadores de sangue, a maior parte eram jovens e estudantes da universidade. Contudo, houve também pessoas de fora da instituição a aderir. "A média de dadores ao longo dos anos mantém-se", adiantou Paulo Sousa.
Para além do lado humano, o facto das pessoas doarem sangue traz-lhes algumas vantagens: a partir do momento em que se tornam dadores deixam de pagar as taxas moderadoras e podem, ainda, fazer análises com regularidade.
Para se ser dador é muito simples: basta ter-se entre 18 a 65 anos e ter mais de 50 quilos. Quanto ao género, o período em que se pode doar sangue difere: os homens podem ser dadores de três em três meses, enquanto as mulheres, devido ao seu ciclo menstrual, só podem doar de quatro em quatro meses. Para além disso, o processo de doação é rápido e indolor - demora cerca de 20 a 30 minutos. "Normalmente os dadores são pessoas saudáveis, pessoas que têm um certo cuidado com a saúde e que, desta forma, podem ajudar quem necessita", referiu Paulo Sousa.
Antes da recolha do sangue, o dador estabelece uma conversa com o médico presente de modo a saber quais as condições físicas, os hábitos e doenças que este possa ter. Se o dador estiver com gripe, uma infecção ou sofrer de hipertensão, a doação será recusada. Se a doação for aceite, o dador não só está a ajudar quem precisa, mas tem também a possibilidade de realizar testes de HIV, Hepatite B e de outras patologias hematológicas.
Este tipo de acções solidárias devem ser valorizadas, pois como referiu Armandine Zimmermann, uma estudante de Design Moda, "é sempre importante doarmos sangue. Há sempre alguém que precisa e não custa nada ajudar". Quem estiver interessado em doar sangue pode sempre dirigir-se ao posto fixo da Cruz Vermelha, ou ainda no centro hospitalar mais próximo.


Vários alunos da instituição deram sangue para esta iniciativa
Vários alunos da instituição deram sangue para esta iniciativa


Data de publicação: 2008-11-25 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior