Voltar à Página da edicao n. 465 de 2008-12-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 465 de 2008-12-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Alçada Baptista

Literatura Portuguesa de Luto

Advogado, escritor e jornalista, Alçada Baptista dedicou uma vida à escrita e quase nada à advocacia. Com a sua morte, aos 81 anos, a Literatura Portuguesa ficou mais pobre.

> Joana Violante
> Filipa Seita Machado

No passado Domingo, dia 7, Portugal perdeu um dos grandes escritores do século XX. Alçada Baptista morreu em Lisboa, aos 81 anos.
António Alçada Baptista, nasceu na Covilhã, no ano de 1927. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, dedicou-se ao jornalismo e à escrita. Considerava-se um "escritor de afectos", com uma sensibilidade feminina. 
Este prosador deixou para trás uma vasta e rica obra literária que vai da ficção ao ensaio.
Para prestar homenagem a este filho da terra, a Câmara da Covilhã declarou três dias de luto. Em comunicado, a autarquia refere que “a Covilhã perdeu um dos seus melhores, que sempre amou a sua Terra, prestigiando-a através de uma vida em que a palavra cultura adquiriu uma dimensão superior”.
Assumido  defensor dos direitos humanos e da liberdade individual, Alçada Baptista entrou na política para defender os seus ideiais. Candidatou-se à Assembleia Nacional, pela oposição Democrática, de 1961 a 1969, e de 1971 a 1974 foi assessor para a cultura. Em 1983 recebeu das mãos do Presidente da República, Ramalho Eanes, a Ordem Militar de Cristo.  Recebeu ainda a Grã-Cruz da Ordem do Infante, entregue pelo Presidente Mário Soares em 1995.


Alçada Baptista
Alçada Baptista


Data de publicação: 2008-12-16 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior