Voltar à Página da edicao n. 465 de 2008-12-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 465 de 2008-12-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Azeitona foi o mais votado pelo público

UBICINEMA apresenta 2ª edição de Mostra

UBICINEMA apresenta os projectos finais dos alunos de mestrado e finalistas de licenciatura, com um ciclo de Jornadas integradas.

> Cátia Mendes

De 9 a 12 de Dezembro, a cinubiteca da Universidade recebeu o UBICINEMA. Nesta edição de 2008, houve espaço não só para a apresentação da Mostra, dos alunos do 1º e 2º ciclo do curso de Cinema, como também para as Jornadas, “Cinema em Português”. Este ciclo de conferências teve como objectivo principal fazer da UBI o ponto de encontro entre cinematografia Portuguesa, Brasileira, Moçambicana, Angola e Cabo-Verdiana. Segundo, o docente, Frederico Lopes, esta iniciativa falhou devido à “ falta de verbas para as deslocações de Angola e Moçambique”. Frederico Lopes responsabiliza, ainda, a Câmara Municipal “que inviabilizou a passagem de filmes em 35 milímetros, desculpabilizando-se com o facto de o equipamento estar avariado para a projecção dos filmes”. Considera, ainda, que “ è estranho, até porque o equipamento pertence ao Cine Clube da Beira Interior”.

O programa cultural desta iniciativa tem como objectivo prestar uma homenagem ao cineasta Manuel Oliveira, uma vez que este comemora o seu centésimo aniversário em 2008.

Antes do início do UBICINEMA, as expectativas em relação à Mostra de cinema eram elevadas. Salvador Palma, aluno do curso de cinema, esclarece que apesar de existirem curtas não muito bem sucedidas “ uma grande percentagem destes projectos passam uma mensagem, e têm alguma qualidade. Além disso, estes trabalhos poderão tornar-se, no futuro, um marco no Cinema, pois são os primeiros grandes trabalhos de pessoas que vão dar muito ao cinema”, conclui o estudante.

Para além, de ficarem com um portfólio para apresentarem posteriormente no mercado de trabalho, os alunos de Cinema ficam, também, com a experiência de saber como é ritmo de produção e realização no mundo do Cinema.


Azeitona foi o mais votado pelo público
Azeitona foi o mais votado pelo público


Data de publicação: 2008-12-16 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior