Voltar à Página da edicao n. 465 de 2008-12-16
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 465 de 2008-12-16   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Os oito membros cooptados do Conselho Geral devem tomar posse durante o próximo mês de Janeiro

Conselho Geral: eleitas as personalidades externas

Os membros eleitos na UBI para o Conselho Geral votaram as oito personalidades que agora vão também fazer parte deste órgão institucional. Um vasto leque de nomes que engloba desde empresários locais até directores de empresas multinacionais.

> Eduardo Alves

Estão já encontrados os oito membros cooptados do Conselho Geral da UBI. Oito personalidades que devem tomar posse durante o mês de Janeiro e que preenchem os restantes lugares neste órgão institucional criado ao abrigo do novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES).Numa reunião que decorreu ontem ao final da tarde na Reitoria da UBI, os 21 membros eleitos na UBI, 15 docentes, cinco alunos e um funcionário, votaram os nomes das oito individualidades agora cooptadas para este órgão que irá funcionar durante os próximos quatro anos.
O grupo agora eleito integra um leque de personalidades que representam as mais diversas áreas do saber e que se distinguem pelos seus percursos pessoais e profissionais. Na lista de oito cooptados estão dois nomes já conhecidos da UBI. São eles, António Simões Lopes e Carlos Salema. Ambos foram membros cooptados da Assembleia Estatutária. Recorde-se que António Simões Lopes é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa, onde se especializou na área económica. O seu doutoramento conseguido na Universidade de Oxford é precisamente nessa área. Na vertente académica destaca-se como professor catedrático do Instituto Superior de Economia e Gestão e também como professor emérito da Universidade Técnica de Lisboa. Investigador distinto nesta área foi já agraciado com diversos doutoramentos honoris-causa recebidos, quer em território luso, quer no estrangeiro. Foi Bastonário da Ordem dos Economistas durante cinco anos, entre 1999 e 2004, membro do Conselho Económico e Social, Conselheiro da Universidade de Évora, reitor da Universidade Técnica de Lisboa entre 1986 e 1999, e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).Carlos Salema, que esteve na Assembleia Estatutária, destaca-se sobretudo pelo seu trabalho na presidência do Instituto de Telecomunicações (IT). Uma figura que tem a vertente não só académica, de professor, mas também de investigador ligado às telecomunicações e ao qual a UBI também está associada, uma vez que existe um pólo do IT na instituição covilhanense. Carlos Salema doutorou-se em Engenharia Electrotécnica no Queen Mary College da Universidade de Londres, em 1972 e tem uma longa experiência de ensino na área de Sistemas de Telecomunicações.
As novidades começam com o empresário têxtil Paulo de Oliveira. Um dos mais importantes nomes do sector têxtil europeu torna-se agora membro deste conselho. Paulo de Oliveira dirige a maior empresa produtora de tecidos de lã da Península Ibérica, a qual está inserida num dos maiores grupos da Europa, neste sector.
Fernando Nobre, presidente da Assistência Médica Internacional (AMI) é também um cooptado. A 5 de Dezembro de 1984 este médico urologista e professor universitário dá vida à Fundação de Assistência Médica Internacional. Uma Organização Não Governamental portuguesa com estatuto jurídico de Fundação, privada, apolítica e sem fins lucrativos. Desde a sua fundação que a AMI se assumiu como uma organização humanitária inovadora em Portugal, destinada a intervir rapidamente em situações de crise e emergência, tendo o homem como centro de todas as suas preocupações. Hoje conta já com uma presença em diversos pontos do planeta. Apoia pessoas desde o Afeganistão, à China, passando pelo Burkina Faso, Chile, Colômbia, Honduras, entre outros.
Também neste leque está Joaquim Lima, director geral da Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR). Licenciado em Sociologia pela Universidade da Beira Interior assume a direcção geral desta associação desde 1999. Para além da licenciatura frequentou também um mestrado em Sociologia, vertente Industrial e do Trabalho. Tem também formação na área da Gestão e Organização, vertente de Recursos Humanos, Comercial/Marketing e Financeira.
Francisco Maria Sousa Soares, ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros é outra das individualidades cooptadas. É licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Louvain, na Bélgica e fez também, entre outras pós-graduações, um curso de Gestão no ISCTE de Lisboa. Foi bastonário da Ordem dos Engenheiros entre 1998 e 2004, tendo sido também director de projectos da Parque Expo’08 entre 1993 e 1998.
José Fernandes, mais um dos cooptados, é director da Microsoft Portugal e tem trabalhado nas ligações entre o gigante informático e as academias portuguesas. Tem também desempenhado papéis fundamentais no estabelecimento e implementação de novas tecnologias.
Por último, João Seabra Ferreira Pinto, director da Siemens Medical Solutions. João Pinto é licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no ramo de automação, controlo e instrumentação, pela Universidade do Porto. Tem sido uma das figuras de destaque nesta área de implementação tecnológica da multinacional alemã.


Os oito membros cooptados do Conselho Geral devem tomar posse durante o próximo mês de Janeiro
Os oito membros cooptados do Conselho Geral devem tomar posse durante o próximo mês de Janeiro


Data de publicação: 2008-12-16 00:00:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior